Search
Close this search box.

Como fazer conteúdo jornalístico nas redes sociais?

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Daniella Mendes

Daniella Mendes

Produzir conteúdo jornalístico nas redes sociais é uma das novas formas de compartilhar a informação e colaborar com a democracia.

Se inscreva no canal!!!

Em um ambiente tão hostil, com possibilidade de ser cancelado, e tão incrível, pela propagação de notícias falsas, é preciso de uma manutenção de um jornalismo coerente e ético. Assim, é preciso, sobretudo, se prender ao código de ética do jornalismo.

Por isso, é necessário que jornalistas éticos e coerentes ocupem o ambiente digital. Dessa forma, a internet se tornará uma fonte mais rica de conteúdos de qualidade e de credibilidade.

Para te incentivar a produzir conteúdo jornalístico nas redes sociais, separamos 4 dicas que te auxiliarão na produção de conteúdo.

Fonte: Academia do Jornalista

Defina seu tipo de conteúdo

Nessa etapa, a escolha deve estar relacionada ao formato do conteúdo e de qual área do conhecimento ele é.

Sendo assim, escolha como você deseja transmitir o conteúdo, seja por foto, por vídeo ou até por áudio.

Além disso, inclua nesse momento qual o assunto que deseja tratar. Aliás, você pode falar sobre política, economia, meio ambiente, livros, cinema e muito mais! 

Escolha as redes sociais

A escolha da rede social deve estar associada com a escolha da mídia. Caso você escolha compartilhar seu conteúdo através de vídeos, por exemplo, o TikTok é uma ótima plataforma.

Isso acontece porque cada rede social possui a sua linguagem.

Estude

Na faculdade de jornalismo aprendemos sobre comunicação, linguagem e como investigar de forma jornalística. No entanto, não conseguimos aprender sobre os assuntos explorados no jornalismo. Não aprendemos economia mundial e política externa brasileira, por exemplo. 

Por isso, após escolher o assunto que deseja tratar, estude ele.

Conheça o seu público-alvo

Conhecer o público-alvo é essencial para que você saiba como se comunicar com ele de forma assertiva e precisa.

Ademais, estudar o público-alvo é importante para compreender o alcance que o seu conteúdo pode ter no ambiente digital.

Por fim, não deixe de acompanhar a Academia do Jornalista para se tornar um Jornalista de sucesso!

2 respostas

    1. Obrigada por seu feedback, Marcus. Te espero em nossos treinamentos e capacitações para o mercado.
      Um forte abraço e até as próximas pautas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *