Search
Close this search box.

Como começar um podcast de jornalismo?

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Picture of Daniella Mendes

Daniella Mendes

Com o aumento das plataformas de áudio, ter um podcast de jornalismo é uma grande forma de se estabelecer no mercado jornalístico, que desenvolve cada vez mais mídias para esse nicho.

Apesar de parecer simples, ter um podcast requer estrutura, conhecimento, constância e prática. No entanto, ter um podcast de jornalismo é acessível e necessário em um mercado que está surgindo.

Existem diversas vantagens, como a sua popularização no mercado de trabalho, o seu desenvolvimento profissional e a lucratividade. 

Por isso, separamos 3 dicas para quem deseja começar um podcast de jornalismo e ter sucesso nesse ambiente.

Como começar um podcast de jornalismo?
Fonte: Academia do Jornalista

Estude sobre radiojornalismo

O podcast, assim como o rádio, é uma mídia que o som precisa ser independente de imagem. Por isso, é importante o estudo sobre radiojornalismo (este curso em breve na nossa Plataforma de cursos).

Entender como os primeiros jornalistas conseguiam atrair a atenção dos espectadores e como organizar as informações escritas para se tornar sonoro é de grande auxílio para os produtores de conteúdo em podcast.

Além disso, diversos canais de radiojornalismo se adaptaram e se tornaram podcast.

Aprenda a estruturar um roteiro

A estruturação de um roteiro é a parte mais importante de um podcast de jornalismo. Se o roteiro não for bem estruturado, a edição não ocorre de forma prática e o conteúdo fica bagunçado. Assim, o ouvinte não se sente atraído pelo conteúdo. 

Por isso, aprenda como estruturar um roteiro dinâmico, natural e prático (em breve este módulo no curso de Podcast na nossa Plataforma de cursos)

Estude sobre os formatos e canais de publicação

Existem diversas plataformas para publicar o seu podcast, como o YouTube, o Spotify e o Deezer. Sendo assim, cada uma tem um formato diferente, no sentido da configuração da mídia, como MP4.

Além disso, é importante verificar como os conteúdos se comportam em cada mídia. Assim, você pode escolher melhor os horários de publicação e como compartilhar sobre o seu conteúdo em outras redes sociais.

Para saber mais sobre produção de conteúdo fora das mídias tradicionais, continue acompanhando a Academia do Jornalista e seja um jornalista de sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *