Aprenda os principais 5 diferenciais do Jornalismo Digital

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Picture of Daniella Mendes

Daniella Mendes

As empresas de comunicação estão investindo cada vez mais no Jornalismo Digital por conta do seu potencial de extrair as melhores coisas das mídias digitais. Por isso, a possibilidade do jornalista de ser contratado se multiplica quando ele é capacitado para trabalhar no Jornalismo Digital.

Por isso, decidimos separar as cinco singularidades e diferenciais fundamentais do Jornalismo Digital, para que o estudante de jornalismo possa se preparar para o Mercado de Trabalho.

1- Instantaneidade 

No Jornalismo tradicional, o jornalista produz o conteúdo e espera ser enviado para uma gráfica ou ser exibido na programação.  

Já no jornalismo digital, o jornalista recebe a informação, produz o conteúdo e disponibiliza na plataforma em questão de minutos. Além disso, assim com suas atualizações do conteúdo, os famosos “suítes“, são disponibilizados com maior velocidade.

2- Convergência

O conteúdo pode ser inserido de várias formas na internet, como vídeo, áudio e texto, mas o jornalista também pode ir além. A convergência midiática viabiliza e indica que o jornalista insira diversas formas de comunicar a mensagem na sua plataforma. 

Por exemplo, se o jornalista trabalha produzindo um podcast sobre meio ambiente, ele pode colocar links de vídeos na legenda do episódio, disponibilizar e-Books e produzir infográficos. Esta é a maior vantagem do Jornalismo Digital. 

3- Hipertextualidade 

O hipertexto é caracterizado pelo uso de link em palavras dentro do texto no Jornalismo Digital. Esse recurso é o ideal para que o leitor acesse outros conteúdos do site através do texto que ele já está lendo. Assim, o site ganha mais visibilidade no seu conteúdo. 

Com isso, é importante aprender a elaborar conteúdos, nos padrões de estrutura, pertinentes a escrita para a web.

4- Interação

Atualmente, os usuários mostram a sua opinião com mais frequência através das redes sociais, assim, interagindo com o conteúdo digital. Dessa forma, o jornalista pode conhecer melhor o público, compreender melhor o ponto de vista dele e até se aproximar. Assim, a interação se torna um dos grandes diferenciais do jornalismo digital.

No entanto, nem toda opinião tem fundamento e o jornalista deve ter cuidado para não focar nos discursos de ódio. Com esse cenário, vale a pena excluir e até bloquear usuários. 

5- Personalização 

Por fim, com a variedade de conteúdos disponíveis na Web, o consumidor tem a sua disposição escolher qual informação deseja consumir. Dessa forma, as produções jornalísticas no ambiente digital podem atingir um público muito específico.  

Por exemplo, se nós anos 90 uma pessoa tinha interesse em saber dos benefícios de terapias orientais, era necessário procurar em livrarias e bancas de jornais conteúdos relacionados a este assunto.

Com a internet e o Jornalismo digital, uma pessoa pode digitar e aparece uma variedade de conteúdos sobre esse assunto. Além disso, um dos grandes diferenciais do conteúdo digital é não ter fronteiras, facilitando o acesso do consumidor de conteúdo.

Aliás, acerte nos textos jornalísticos entendendo suas maiores características e confira nossa checklist das Técnicas de SEO pra Jornalistas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *