Entrevista jornalística: confira dicas de preparação

Entrevista jornalística: confira dicas de preparação

Uma entrevista jornalística requer preparação intelectual, com estudos prévios sobre o assunto e o entrevistado e o desenvolvimento das perguntas. Contudo, pouco se fala do que levar para a entrevista. Por isso separamos algumas preparações técnicas para garantir a segurança da sua entrevista.

Verifique o equipamento

Primeiramente, teste o equipamento pelo menos uma vez antes da entrevista, como o microfone e a câmera. Tente fazer isso na semana antes da entrevista e no dia anterior, para caso precise consertar o equipamento ou ajustar detalhes.

Tenha um plano B

Sobretudo, não deixe de se preparar para imprevistos de qualquer tipo.

Mesmo testando previamente o equipamento, algo pode dar errado. Por isso, prepare um equipamento extra.

Por exemplo, caso você estivesse preparado para usar uma câmera profissional e ela der defeito na hora, se prepare para usar o celular e um bloco de notas.

Dessa forma, você não precisa remarcar a entrevista e ainda vai ter o material que você precisava.

Sempre deixe a memória dos equipamentos livres

É muito comum na hora de fazer as filmagens, não prestar atenção se os itens da ultima gravação foram excluídos ou se tem espaço para duas gravações no cartão de memória.

Por esse motivo, também é importante ter espaço no cartão de memória do celular sempre que for fazer uma entrevista jornalística.

Vá de relógio

Usar um relógio é importante para administrar o tempo da entrevista.

Por exemplo, se uma entrevista tem dez perguntas em uma entrevista jornalística de duas horas, fica 12 minutos para o entrevistado responder cada pergunta. Caso uma resposta tenha demorado cerca de meia hora, o entrevistador já deve cortar uma pergunta.

Confira o endereço

Caso você vá até um lugar para fazer a entrevista, confira o endereço e a forma de chegar lá. Se for de transporte público, procure contar com o atraso ou quebra de um ônibus, ter o aplicativo Moovit no celular é ótimo para imprevistos em transporte público. Se for de carro, confira se tem combustível suficiente e procure se planejar caso pegue engarrafamento ou obras no caminho. Esteja atento com o caminho que vai percorrer

Leve um bloco de papel

O clássico bloquinho do jornalista, não é mesmo?

Ele é perfeito para fazer anotações como o tempo que a  pergunta foi feita, registrar as respostas mais importantes e até te ajudar a fazer uma pergunta no improviso!

Jornalista bom é jornalista prevenido! Por isso, não deixe de acompanhar a gente para saber mais dicas e arrasar nas suas produções.

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você quer se tornar o candidato mais disputado pelas empresas de comunicação