Antes de começar a desenvolver os seus textos jornalísticos é extremamente importante saber qual é a melhor app para não perder tempo, pois o texto já foi elaborado e está completo não é?
Antes de tudo, é necessário entender que as ferramentas são partes técnicas, a parte teórica, aquela que o jornalista precisa mesmo saber fazer bem feito.
Me refiro a texto, apuração, abordagem, coerência, coesão, entrevistas, perguntas para as entrevistas, saber se comportar nelas, pautas para cada tipo de texto, e todos os demais assuntos que abordamos no nosso curso Como Fazer Uma Notícia ou Reportagem de Sucesso e Técnicas de Entrevista, que são colocados nessas ferramentas abaixo…
1º – Keep para Produção de Textos Jornalísticos
É uma excelente ferramenta para auxiliar você em seus textos jornalísticos.
Ela é ótima para ser utilizada em anotações rápidas e em dispositivos mobiles mesmo ela tendo a versão online.
Os cards podem ser compartilhados com outras pessoas que também possuem o app. Para trabalho em equipe é rápido e seguro.
2º – Evernote para Produção de textos
O evernote é uma ferramenta mais robusta, mas que auxilia muito e muito mesmo na produção de textos jornalísticos.
Ele é como se fosse um fichário, onde você pode organizar os conteúdos por blocos.
Também com a versão online e para desktop.
É muito bom para trabalho em grupo, porém você pode esbarrar em alguns limites da conta free.
3º – Google Docs para Produção de textos jornalísticos
O Google Docs é um dos melhores apps para o desenvolvimento do seu texto jornalístico na atualidade do Jornalismo Digital principalmente.
Pois ele está disponível em várias versões facilitando muito a sua vida.
Ele está disponível para navegador, app mobile, app desktop offline.
O uso deste documento em grupo é muito simples, agilizando também o desenvolvimento do conteúdo, pois todos podem trabalhar ao mesmo tempo em um único documento.
Voltando ao que falamos a ferramenta 1, com relação ao trabalho em equipe, e ainda mais com o Jornalismo Digital.
4º – Microsoft Word para Produção de textos
Sobre o Word não se tem muito a falar não é mesmo?
Ele é o maior e mais usado programa para para o desenvolvimento de textos jornalísticos do planeta.
Porém ele perde muito na questão de compartilhamento e edição em grupo, diferente dos ressaltos dos anteriores.
Mas como todo programa, ele tem seus pontos fortes e seus pontos fracos, quem deve saber o que é melhor, e o melhor para o seu perfil profissional, é o jornalista.
5º – Libre Office para Produção de textos
O Libre é um boa solução para as pessoas que precisam trabalhar offline e não estão dispostas a comprar uma licença do Word.
Ele é gratuito e atende muito bem para o desenvolvimento do conteúdo.