Produzir conteúdo sobre futebol no blog pode ser um pouco mais difícil, visto que a maior parte dos conteúdos são escritos. Entretanto, ter um blog esportivo é perfeito para mostrar os seus diferenciais de escrita e a sua versatilidade.
Para te ajudar no processo de criação, separamos 3 dicas para que seu conteúdo se diferencie do conteúdo típico. Assim, você chamará atenção pelo seu diferencial e pela sua criatividade!
Seja criativo
O futebol brasileiro no jornalismo tem uma grande vantagem na frente dos outros assuntos: a liberdade de produção.
Podemos usar como exemplo a crônica produzida pelo jornalista Lucas Gutierrez sobre o final da Copa do Brasil de 2022. A crônica narra um vídeo, mas poderia ser puramente escrita.
O futebol mexe com a emoção, pois faz parte da identidade do país e da cultura das ruas. Por isso, use e abuse da liberdade de linguagem, explorando as formas de expressão falando sobre futebol no blog.
História do clube
O futebol faz parte da história do país. Sendo assim, escrever sobre a construção cultural em torno do esporte é uma grande forma de colaborar com o acesso da população sob a história do clube.
Além disso, democratizar o acesso às essas informações, que geralmente estão com acadêmicos de história e outras ciências humanas, faz parte da função do jornalista.
Aliás, contar a história de times pequenos, como o Bangu e o Madureira, pode colaborar culturalmente com a comunidade local. Assim, você pode ser informacional falando sobre futebol no blog.
Influências do futebol na sociedade
Por fim, explore como o esporte interage com a sociedade ao falar sobre futebol no blog.
Disserte sobre a torcida organizada, escreva sobre a torcida nas ruas, como o futebol move a economia local e desenvolve a cultura urbana. Existem diversos livros e podcasts que podem te ajudar sobre o assunto!
Para saber mais como produzir conteúdos sobre futebol no blog, continue acompanhando a Academia do Jornalista! E se quiser ajuda para começar um blog do zero, chama nas nossas mídias.