Search
Close this search box.

Como falar sobre futebol no blog?

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Picture of Daniella Mendes

Daniella Mendes

Produzir conteúdo sobre futebol no blog pode ser um pouco mais difícil, visto que a maior parte dos conteúdos são escritos. Entretanto, ter um blog esportivo é perfeito para mostrar os seus diferenciais de escrita e a sua versatilidade.

Para te ajudar no processo de criação, separamos 3 dicas para que seu conteúdo se diferencie do conteúdo típico. Assim, você chamará atenção pelo seu diferencial e pela sua criatividade!

Como falar sobre futebol no blog?
Fonte: Academia do Jornalista

Seja criativo

O futebol brasileiro no jornalismo tem uma grande vantagem na frente dos outros assuntos: a liberdade de produção. 

Podemos usar como exemplo a crônica produzida pelo jornalista Lucas Gutierrez sobre o final da Copa do Brasil de 2022. A crônica narra um vídeo, mas poderia ser puramente escrita.

O futebol mexe com a emoção, pois faz parte da identidade do país e da cultura das ruas. Por isso, use e abuse da liberdade de linguagem, explorando as formas de expressão falando sobre futebol no blog.

História do clube

O futebol faz parte da história do país. Sendo assim, escrever sobre a construção cultural em torno do esporte é uma grande forma de colaborar com o acesso da população sob a história do clube.

Além disso, democratizar o acesso às essas informações, que geralmente estão com acadêmicos de história e outras ciências humanas, faz parte da função do jornalista. 

Aliás, contar a história de times pequenos, como o Bangu e o Madureira, pode colaborar culturalmente com a comunidade local. Assim, você pode ser informacional falando sobre futebol no blog.

Influências do futebol na sociedade

Por fim, explore como o esporte interage com a sociedade ao falar sobre futebol no blog. 

Disserte sobre a torcida organizada, escreva sobre a torcida nas ruas, como o futebol move a economia local e desenvolve a cultura urbana. Existem diversos livros e podcasts que podem te ajudar sobre o assunto!

Para saber mais como produzir conteúdos sobre futebol no blog, continue acompanhando a Academia do Jornalista! E se quiser ajuda para começar um blog do zero, chama nas nossas mídias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *