A função do Social Media é administrar as redes sociais de uma organização. Contudo, o seu trabalho é produzir conteúdo, estabelecer aproximação com o público e fidelizar o consumidor com a organização.
Inicialmente, as mídias sociais surgiram como uma plataforma para compartilhar conteúdos, sejam eles pessoais, acadêmicos ou profissionais.
Atualmente, cerca de 66% da população brasileira é ativa nas redes sociais, de acordo com a “Digital in 2020”, uma pesquisa realizada pelo “We Are Social” e “Hootsuite”.
Deste então, o Marketing se expandiu e entrou na era digital. Com um bom profissional, a empresa pode ultrapassar os seus concorrentes, tanto em visibilidade quanto em credibilidade.
No entanto, isso só é possível estabelecendo boas estratégias de comunicação e Marketing Digital.
A grande vantagem de trabalhar como Social Media é a flexibilidade do salário e do horário de trabalho. Contudo, trabalhar em redes sociais é arriscado, principalmente com a “política do cancelamento“, onde certos posicionamentos podem gerar a difamação da sua empresa.
Por isso, é necessário ter cuidado na escolha do profissional que irá gerenciar as redes sociais.
Como sei que estou pronto para ser um Social Media?
Primeiramente, a principal função do Social Media é estabelecer um relacionamento entre a organização e o consumidor. Para isso, é necessário que o profissional seja capaz de desenvolver estratégias eficazes de comunicação, com bastante uso persuasivo.
Apesar de parecer um trabalho simples, o profissional precisa estar preparado para lidar com o público, saber gestão de crise, dominar a língua portuguesa.
Esses e outros conhecimentos técnicos e estratégicos, muito importantes que melhores quando trabalhados na graduação.
Por isso, os profissionais mais qualificados são os graduados nos principais cursos de graduação: Marketing, Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Relações Públicas.
Além disso, cursos de especialização sempre são bem vindos, como Jornalismo Digital, Técnicas de SEO, Google Analytics e Marketing Digital.
Além disso, é importante que o profissional seja familiarizado com as mídias digitais e entenda a linguagem das redes sociais para explorar os principais tópicos.
Por fim, o Social Media deve sempre se atualizar para que a empresa não deixe de crescer e acompanhar as tendências do Mercado Digital, que mudam com frequência.
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