Já vou começar este artigo com uma dica. Acima de qualquer coisa, tenha certo a sua Marca Pessoal (construída da forma certa e exposta da forma certa), e depois, o objetivo que deseja alcançar, baseado pelo menos em duas direções diferentes. Com isso em mente, vamos lá descobrir o que chama atenção dos Recrutadores no Currículo.
Tenha super certo em sua jornada, que o Recrutador dá a mesma importância do Currículo para as suas redes sociais, com foco em 2 coisas:
- Sua imagem
- Os seus posicionamentos
Não vou te enganar… o LinkedIn auxilia e muito os Recrutadores, orientando a identificar os melhores candidatos a vaga respectiva.
Então tenha um, e entenda que não é só ter, é cria-lo em cima da sua Marca Pessoal e baseado em estratégias.

Atenção:
Caso tenha algum deste problemas, pense em 3 coisas:
- Corrija rapidamente
- Não minta JAMAIS (lembrando que estratégia não é mentira, é saber usar as verdades)
- Se prepare para se explicar na entrevista. Você já entra sendo julgado e idealizado, então faça bom uso das suas informações para impressionar o Recrutador.
O que chama atenção dos Recrutadores no Currículo:
- Adequação cultural
- Lealdade
- Flexibilidade
- Foco
- Crescimento
Candidatos que são evitados:
1 – Falta de profissionalismo online
Como é seu comportamento na internet? Cuide da sua imagem, e defina sua Marca Pessoal.
- 43% dos empregadores utilizam as redes sociais para pesquisar candidatos.
- 51% dos empregadores que verificaram candidatos nas mídias sociais, os desclassificaram.
Fonte: Recruiterbox, FirstInHR: Resume Red Flags to Look For *
2- Discrepâncias
Seu perfil LinkedIn está consistente e coerente com seu currículo?
3 – Curta permanência em empregos anteriores
Perfis que mostram mudanças constantes recolocações, podem indicar problemas de relacionamento, motivação ou ausência de autoconhecimento.
4 – Linguagem imprecisa
Seja claro e preciso ao dar uma informação. Foque nos interesses da vaga, mas não invente.
5 – Desonestidade
Não exagere na formação ou nas responsabilidades. Tudo será checado!
6 – Erros gramaticais e de digitação
Mostrar uma formatação sem clareza, poluída, resulta na imagem de que você não tem atenção a detalhes.
7 – Informações desinteressantes
Currículos sem profissionalismo e/ou capacitação, conteúdo apenas todas as escolas estudadas, que gradua ou já graduou, e empregos sem nenhum envolvimento com a carreira buscada. Não pode fazer nem um trabalho voluntário ou que pague pouco?
O que você anda fazendo dos seus dias, que não busca qualificação, network, criação de portfólios, como um Blog, um canal…? A Web tá aí e qualificação principalmente!
Busque definir sua Marca Pessoal e construir seu Marketing. Isso tudo é um processo que pode ser acompanhado por um profissional, baseado em 4 fases.
Quem tiver interesse, só comentar abaixo deste artigo, que enviamos a proposta. O investimento hoje, acarreta bons frutos amanhã.