Primeiramente, para saber como atrair seguidores no Instagram, pense em gerar valor a eles.
Somente assim o seu seguidor poderá se tornar um seguidor apaixonado pela sua marca (objetivo) e principalmente pelo Inbound Marketing que você gera através de suas criações, estratégias e textos (Copyright).
Erros que o Social Media comete:
- Achar que o seguidor, “é obrigado” a entender, gostar e interagir com todos os seus posts;
- Postar sem frequência e achar que o algoritmo do Instagram expõe mesmo assim;
- Postar conteúdos aleatórios, sem um quadro de planejamento de mídia (no que podemos chamar da Pauta do Jornalista Social Media);
- Achar que o Instagram do seu cliente é o seu Instagram pessoal;
- Nunca pensar em estratégias de comunicação, como por exemplo Copyright, achando que é igual a textos jornalísticos;
- Não saber como engajar o cliente, mas continuar achando que eles devem “comprar” (consumir) o seu produto;
- Não conhecer o Público alvo, e mesmo assim criar um monte de conteúdos (frios) para ninguém ver (é preciso saber quem são para serem quentes);
- Achar que as postagens são com fotos de final de semana, com qualquer hastag, tamanho de descrição e palavrinhas sem nexo;
- Não compreender o objetivo da empresa (ou cliente pessoa física) e no atendimento receber aula de um desconhecido ao invés de dar aula do que você oferece – lembre-se que você é a empresa ou cliente físico.
- No seu Inbound não gerar nenhum tipo de conexão e relacionamento, apenas dizer que é “assim ou assado”, e perder clientes para o seu cliente – tenha em mente que essa galera da mídia serão os responsáveis pela sua permanência no trabalho.
E muitos outros, como: achar que todo seguidor da mídia é seu cliente.

Da mesma forma que o Jornalista tem como boas práticas alcançar mais leitores para assim levar a informação do Mundo, o Social Media tem como, captar mais seguidores para levar mais informações sobre o que a empresa ou cliente físico trabalha.
Ou seja, tudo é comunicação, só que de informações diferentes e locais diferentes. Tá pronto para ser um Comunicador e não só um Jornalista? Te abrirá com certeza, muito mais oportunidades de emprego.