Texto para Web: o que o Diferencia dos Impressos?

Tempo de leitura: 2 minutos

Com o crescimento do jornalismo digital, a forma de escrever textos passou por grandes mudanças. Com isso, ficou mais visível a diferença entre os conteúdos impressos para os veiculados na internet.

Texto para web x texto para impresso

Texto para Web: o que o Diferencia dos Impressos?

Embora não se deva dispensar o aprendizado do período da graduação, a linguagem utilizada para textos na web, tem estruturas e funções distintas da escrita jornalística tradicional e não tem sido ensinado todo o processo de construção destes textos com foco em resultado.

Vale ressaltar que o aprendizado sobre produção de textos para a web é importante para qualquer profissional que esteja presente nas plataformas online, e simplesmente almeje mais oportunidades de estar no mercado de trabalho e bem remunerado.

Como é um ambiente de infinitas possibilidades, diversos profissionais de áreas semelhantes ou não, utilizam a internet para publicar conteúdos que consideram relevantes.

Uma das maiores diferenças entre os textos impressos e os textos para web, é a apresentação dos fatos.

Nos jornais, há toda uma apresentação rica em detalhes para fazer com que o leitor se transporte para a cena descrita.

O objetivo sempre será comunicar fatos a públicos de massa.

Poucas imagens são utilizadas para ilustrar os fatos, devido ao escasso espaço físico.

A apresentação do conteúdo segue uma linha de linguagem formal e em muitas vezes de acordo com a ordem cronológica dos fatos.

Já na criação de textos para a web, quanto menos palavras e mais corretas palavras, maior a chance do seu conteúdo alcançar mais pessoas.

A encontrabilidade da palavra foco, quando bem feita e com as técnicas corretas, amplia em 80% a possibilidade de conversão de mais leitores.

A linguagem utilizada é bem simples, e com características específicas para interagir com nichos menores, interligados a características específicas.

Em textos para a web, a apresentação dos fatos pode incluir texto, imagens, áudios e vídeos, infográficos, transmissões ao vivo, podcasts.

Na internet, o conteúdo a ser consumido deve oferecer possibilidade de escolha para o público.

Mas para isso precisa saber estudar esse público, definido pelas suas personas.

Cada um define como e o que será utilizado para passar informações adiante.

Não há a preocupação em atingir públicos diversos (pelo contrário, também se deve aprender o que é a verticalização no jornalismo).

Embora o mesmo possa alcançar um grande número de pessoas, interligadas com determinados vínculos de afinidade com o conteúdo apresentado.

Tenha sempre em mente que textos para a web são a chave de acesso a um futuro público fiel.

Poderá expandir seu veículo de comunicação, seja ele um blog, um site ou como complemento de uma mídia offline.

Perceba que o jornalismo é maior do que você aprendeu e tem muita coisa que vai mudar a sua realidade. Pode acreditar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *