Search
Close this search box.

Descubra Quais Itens Deve Conter em Uma Matéria Jornalística

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Fernanda Felix

Fernanda Felix

A elaboração de uma matéria jornalística conta com etapas simples, mas de grande importância para o sucesso da publicação.

A seguir, fique por dentro das dicas que irão alavancar o número de visualizações da publicação, além da fidelização do seu público-alvo.

Descubra quais itens deve conter em uma matéria jornalística

O poder do Título de uma Matéria Jornalística

A primeira coisa é ser lida em uma matéria é o título. Uma frase curta e simples, que tem a função de prender a atenção e estimular a curiosidade para seguir acompanhando a informação.

Uso da Pirâmide Invertida na Matéria Jornalística

No início da matéria jornalística, é necessário responder as principais perguntas que virão a mente do leitor, em relação ao tema. Esse conteúdo é localizado nos dois primeiros parágrafos da publicação, conhecido como lead.

A ordem a ser apresentada não precisa ser cronológica. Utilize o modo de pirâmide invertida, que ditará os fatos de modo hierárquico, de acordo com a ordem de importância da informação.

Fontes da Matéria Jornalística

A credibilidade de uma matéria está nas falas das fontes. Para identificá-las, basta apurar a cena do tema em questão.

Procure incluir pelo menos 3 fontes a sua matéria. Assim, será possível confrontar relatos e ainda ter respaldo com dados de fontes oficiais.

Objetividade e clareza nas Matérias Jornalísticas

Por fim, opte elaborar frases curtas que sintetizem o assunto. Passagens longas podem confundir o leitor, levar para uma interpretação de texto equivocada.

A informação deve ser breve, pois seu tempo útil como notícia expira em um espaço curto de tempo. Por isso, seja ágil e prático na elaboração de matérias jornalísticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *