Search
Close this search box.

R7 lança plataforma de checagem de notícias

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Vitória Camargo

Vitória Camargo

O Portal R7 lançou o MonitoR7, uma plataforma que auxilia na checagem de notícias e aponta o que é fake news e o que é confiável.

Apuração jornalística

O Portal R7 lançou o MonitoR7, uma plataforma que auxilia na checagem de informação. Ela aponta o que é fake news e o que é confiável.

Além desse mecanismo, a plataforma também mostra como foi o processo de apuração daquela informação.

A apuração da notícia é sempre um desafio para o jornalista, mas na era das fake news está cada vez mais difícil checar as informações.

Com apenas um clique na internet já somos inundados por informações diversas. Essa variedade de notícias pode muitas vezes estar cheia de fake news.

Muitas vezes a informação acaba parecendo real devido ao número de compartilhamentos. É preciso se manter atento quanto a esta questão. Nem sempre uma mentira dita mil vezes se torna verdade. A apuração se torna cada vez mais desafiadora com o volume de informações que o jornalista recebe. A checagem de informações de cada notícia recebida pode atrapalhar o processo da notícia.

Por isso essa plataforma de checagem de notícias será muito vantajosa aos jornalistas.

Checagem das “notícias de zap”

Na era da informação é muito comum receber notícias duvidosas. Os grupos de Whatsapp são bombardeados por links e manchetes controversos.

Muitas vezes a informação é passada para frente sem checagem. Mas muitas pessoas também se pegam perguntando: “será que isso é verdade?”

Além de auxiliar o jornalista, essa plataforma também será fundamental para a checagem de notícias que a população recebe na internet.

As famosas “notícias do zap” se espalham com uma rapidez espantosa. Agora ficará mais fácil saber o que de fato é verdade.

O MonitoR7 tem uma equipe exclusiva de jornalistas, que contará com a colaboração das redações da Record TV e do R7.com para realizar a checagem de informações.

É possível até mesmo pedir a checagem de notícias usando a #MonitorR7. Você também pode enviar por mensagem nas redes sociais do R7 e da RecordTV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *