Search
Close this search box.

Pós-Graduação em Jornalismo, conheça e se especialize

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Fernanda Felix

Fernanda Felix

Mesmo após a conclusão da faculdade, o jornalista precisa continuar focado nos estudos. Diante dessa necessidade, a pós-graduação em Jornalismo se torna fundamental.

A área de comunicação oferece infinitas possibilidades para especialização. A escolha do curso de pós-graduação pode definir o rumo da carreira profissional.

Para acertar na decisão, o jornalista precisa levar em consideração dois fatores iniciais: a afinidade com a área a ser estudada, e a relevância que o objeto de estudo tem no mercado de trabalho.

É importante saber sobre os tipos de pós-graduação que existem. A carga horária dos cursos varia, assim como a linha de estudo e o intuito intelectual a ser alcançado no final do aprendizado.

Tipos de cursos de Pós-Graduação

Pós lato sensu: Com objetivo técnico profissional, a pós lato sensu se refere a cursos de especialização que tem carga horária de 360 horas.

O estudo é focado em determinada área de atuação;

MBA: Sigla que vem do inglês, Master Business Administration.

Também faz parte dos cursos lato sensu, mas voltados para gestão, aplicada a diversas áreas, incluindo a Comunicação.

Há outros cursos lato sensu que contem menor carga horária, com cerca de 180 horas, que são livres, ou seja, não precisam de pré-requisitos para iniciar a especialização.

Pós stricto sensu: É um curso regular mais extenso que o lato sensu. Nesse tipo de pós, o objetivo é aprofundar o conhecimento adquirido durante a graduação com projetos científicos e pesquisa.

Este processo de aprendizagem engloba duas etapas: mestrado e doutorado.

Mestrado acadêmico: Dura em torno de dois anos e tem a finalidade de formar pesquisadores e professores, aptos a atuar no ensino superior.

Mestrado profissional: Também tem duração de no mínimo dois anos, mas é voltado para estudos e técnicas que irão otimizar o nível de qualificação do profissional.

Pós-graduação em Jornalismo

Pós-Graduação em Jornalismo, conheça e se especialize

A seguir, serão apresentadas algumas opções de destaque com áreas que podem colaborar para alavancar a carreira do profissional. Utilize os exemplos para se guiar numa futura escolha, e ir em busca de mais informações detalhadas.

Pós-Graduação em Jornalismo Digital

A especialização aborda a Comunicação interativa, as redes sociais, como também a Convergência Digital na produção jornalística.

EAD: https://querobolsa.com.br/jornalismo/Jornalismo-Digital ( Link com 30% de Bolsa )
Presencial: http://www.posestacio.com.br/pos-graduacao-a-distancia/mba-em-jornalismo-digital/3832/126.

Pós-Graduação em Jornalismo Esportivo

O curso engloba conhecimentos sobre a história do jornalismo esportivo, técnicas jornalísticas de cobertura esportiva, além de estudos sobre assessoria de imprensa.

EAD: https://querobolsa.com.br/jornalismo/Jornalismo-Esportivo ( Link com 50% de Bolsa )
Presencial: http://www.aconteceh.uerj.br/fcs2013/?page_id=413.

Pós-Graduação em Gestão e Empreendedorismo no Jornalismo

O objetivo da extensão é formar uma visão estratégica de gestão para os profissionais de Comunicação. São estudadas ferramentas que irão auxiliar o gestor na elaboração de projetos em Marketing, mensuração e avaliação financeira do negócio.

Presencial: http://www2.espm.br/cursos/espm-sul/pos-em-jornalismo-gestao-e-empreendedorismo.

Pós-Graduação em Marketing

Auxilia na atualização da visão de mercado do profissional. O objetivo principal é otimizar o desenvolvimento criativo, e nas tendências em Comunicação.

EAD: https://querobolsa.com.br/marketing/ ( Link com 45% de Bolsa )

Presencial: https://www.unicarioca.edu.br/cursos/pos-graduacao/mba-marketing.

Curso de Jornalismo Político

O Objetivo é desenvolver os fundamentos e aprimorar as técnicas de investigação no campo do jornalismo político.

Permitir a produção de reportagens investigativas a partir do conhecimento das instituições que compõe o Estado e da análise dos dados sobre economia e gestão pública.

Permitir a leitura crítica do cenário político e dos possíveis desdobramentos sociais das ações, fatos, decisões e acontecimentos políticos nacionais.

Construir desenvoltura na produção da notícia e do debate nos diferentes formatos e plataformas da comunicação.

No Instituto Graduarte com bolsa de até 30% na mensalidade. O preço mais baixo, obtido por meio da realização da pré-matrícula pelo Quero Bolsa, é válido até a formatura.

EAD: https://querobolsa.com.br/jornalismo/jornalismo-politico. ( Link com 30% de Bolsa )

Curso de MBA em Jornalismo Empresarial e Assessoria de Imprensa

O MBA em Jornalismo Empresarial e Assessoria de Imprensa busca fornecer uma visão abrangente de um segmento consolidado no mercado de comunicação, que se constituí em uma das áreas que mais emprega jornalistas e profissionais da área de comunicação.

O curso destina-se a formar gestores especializados nos processos de comunicação voltados para o público interno de uma organização, seja qual for a sua natureza: lucrativa, sem fins lucrativos, política, religiosa, militar, sindical etc. Contempla, também, a atividade de Assessoria de Imprensa como uma ferramenta de marketing.

Pela Estácio com bolsa de 32% na mensalidade, válido até a formatura. Consulte o site e conheça melhores benefícios.

(https://querobolsa.com.br/jornalismo/Jornalismo-Empresarial).

Pós-Graduação em
Jornalismo Gastronômico

Esse curso contribui para que o participante se expresse sobre gastronomia com embasamento técnico e repertório cultural, levando em conta as tendências de mercado a fim de fornecer informações pertinentes sobre um produto ou conceito gastronômico.

Na FACHA com bolsa de até 30% na mensalidade. O preço mais baixo, obtido por meio da realização da pré-matrícula pelo Quero Bolsa, é válido até a formatura.

EAD: https://querobolsa.com.br/jornalismo/Jornalismo-Gastronomico. (Link com 30% de Bolsa)

4 respostas

  1. Olá! Seu site é maravilhoso! Está me ajudando muito. Estou no final do curso, e já estou buscando estágio!
    Parabéns!!

    1. Muito obrigada, Paulo… seu feedback ajuda muito o nosso trabalho.

      Torna-lo confiante, ainda mais \o/

      Nos vemos em nossos treinamentos, se ainda não nos conhece, veja neste mesmo site, todos os menus e claro, nos acompanhe em todas as mídias sociais, como Insta, YouTube, Face…

      Beijão e até lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *