Entenda como trabalhar com Jornalismo Digital de Dados

Entenda como trabalhar com Jornalismo Digital de Dados

O Jornalismo Digital de Dados é formado por uma base tecnológica ampliada, contando com informações compartilhadas pelo mundo inteiro.

Sobretudo, a base de dados é essencial para produzir produtos jornalísticos mais dinâmicos. Eles são usados desde a apuração e estruturação das informações até a apresentação do conteúdo.

Além disso, o jornalismo que utiliza base de dados possui mais credibilidade, pois permitem que o leitor avalie a informação coletada de forma mais democrática. Quanto mais dados uma reportagem tem, mais rica ela será. Dessa forma, o uso Dados é essencial para o Jornalismo contemporâneo.

Aliás, os dados podem ser apresentados através de gráficos e tabelas informativas, que atraem a atenção do leitor. Dessa forma, quem acessar o conteúdo vai encontrar uma diversidade de elementos visuais.

Apesar de ser considerada uma área de humanas, o jornalista que deseja apurar informações através de Dados precisa saber o básico de matemática, como porcentagem.

 Ademais, é necessário que o jornalista busque profissionais para interpretar esses dados.

Dados e Jornalismo Digital

Com a evolução da informática, o computador se aprimorou junto com o desenvolvimento de softwares e hardwares. Assim, mais fácil ficou de armazenar, organizar, recuperar e compartilhar informações.

O mesmo aconteceu no Jornalismo, pois ele se aprimorou com a chegada das novas tecnologias. Com a chegada do Jornalismo Digital, a apuração de informações ficou mais rápida e objetiva, por causa da internet.

Na Era Digital, o Jornalista trabalha diretamente com os dados disponíveis na Internet. Contudo, alguns dados podem ser interpretados de forma incorreta, se transformando em uma Fake News. Por isso, é importante que além de coletar os dados, o jornalista estude as suas origens e compreenda as informações contidas nele.

Continue acompanhando a Academia do Jornalista para saber mais sobre a Era Digital e receber dicas para ser um jornalista de sucesso. Já conhece nossa categoria Jornalismo Digital no Blog? Lá tem vários conteúdos necessários para o profissional de hoje.

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você quer se tornar o candidato mais disputado pelas empresas de comunicação