Na matéria de hoje, trouxemos um resumão de conteúdos que mostram como se organizar com sites e aplicativos.
A organização é um dos pontos mais importantes da vida de um jornalista. Sem ela, nos perdemos entre pautas, apurações e reportagens, entre outros tópicos.
Os aplicativos e sites abaixo foram criados para te ajudar com isso. Assim, confira como se organizar.
Como se organizar?
Pinpoint
A ferramenta de pesquisa do Journalist Studio facilita a triagem de dados de pesquisas jornalísticas.
Em outras palavras, o Pinpoint é uma plataforma que te ajuda a analisar e explorar dados dentro de um grande volume de documentos. Assim, suas apurações ficam organizadas da melhor forma. Saiba mais aqui.
Trello
O Trello é uma plataforma gratuita por onde você pode organizar seus projetos, sejam eles pessoais ou em grupos. Para utilizá-lo, basta criar uma conta com seu e-mail. A partir daí, o próprio site te dá algumas dicas de como utilizá-lo, sugerindo alguns modelos de organização, por exemplo.
Ele é ideal para organizar muitas tarefas e tê-las com você em qualquer lugar sem ocupar muito espaço físico. Algumas pessoas o utilizam como agenda, outras como uma ferramenta de controle de projetos… Ou seja, dá pra adaptar ao seu gosto!
Para aprender como utilizar o Trello clique aqui.
Journo Portfólio
Nesse site de acesso gratuito você pode organizar o seu portfólio da maneira que preferir! Ele nada mais é do que uma forma de demonstrar seu trabalho diretamente na internet, como uma publicação.
Existem três tipos de contas no site que têm mais benefícios de acordo com seu preço. O plano gratuito, no entanto, já é um ótimo começo: você terá direito a publicação de 10 artigos, home page e também ao domínio seunome.journoportfolio.com. Saiba mais aqui.
Medium
O Medium se assemelha muito a uma rede social de textos, onde você pode postar os seus e ler artigos de pessoas de todo o mundo! Assim como no Twitter e Instagram, por exemplo, você pode curtir e comentar em publicações e seguir outros escritores.
Essa é mais uma forma de ter um portfólio digital. O formato físico também existe e você pode baixá-lo em nosso site. Esses também podem ser exigidos por uma empresa na hora de analisar sua vaga, por exemplo, e por isso é muito importante que você tenha os dois.
Agora que você sabe se organizar, nos conte se essa dica te ajudou! Para conferir outras ferramentas para jornalistas, clique aqui.
Até a próxima pauta, pessoal!