03 Dicas pra Fazer um Bom Networking no Jornalismo

Tempo de leitura: 2 minutos

Atualmente o jornalista bem relacionado profissionalmente consegue aquele famoso “quem indica” o QI. Reclamar não vai mudar a conspiração, se é assim, adapte-se a isso. E a melhor forma é conhecer, se juntar aos especialistas, melhores e diferenciados na área, dentro da sua realidade, claro. As boas relações, com essas dicas pra fazer um bom Networking no Jornalismo, vão desenvolver seus conhecimentos ao longo da carreira, e em longo prazo.

Dicas pra fazer um bom Networking no Jornalismo

03 Dicas pra Fazer um Bom Networking no Jornalismo

1. Seja antenado

Primeiramente saiba quais os maiores nomes da sua área e as pessoas que possuem um currículo vasto, ideias bacanas e portfólios mais experientes que você, será o início das dicas pra fazer um bom Networking no Jornalismo.

Uma boa sugestão de pesquisar sobre isso é através de redes sociais, porém claro com um olhar diferenciado e profissional, pois nem tudo é entretenimento.

Um exemplo dessa rede, seria o LinkedIN (a maior rede de network) no qual você acompanha suas rotinas, conhece seu perfil e ainda pode estreitar contato com eles, em um chat, e-mail, telefone.

Com essas dicas pra fazer um bom Networking no Jornalismo, há evolução de muita coisa positiva.

2. Agende encontros

Após criar seus contatos, busque estar presente nos eventos da área que ele estará com certeza. Como Congressos, palestras, workshops…

Estando nesses locais, procure conversar com eles pessoalmente agora, sobre o mercado de trabalho, o que você tem domínio, o que você busca aprender…

Com eles já mais próximos, íntimos, cativados por seu bom papo e inteligente, há facilidade de um café mais reservado, uma marcação nas redes sociais, uma ajuda na rotina do dia a dia, e quem sabe uma indicação para uma oportunidade na qual entre essas conversas você demonstrou ser o seu perfil?

3. Manter o contato, e uma amizade (por que não?)

Com uma agenda e relacionamentos de verdade construídos, a tarefa é mantê-los.

Uma boa dica e não falar só quando precisa. Além da educação, isso foge da moral e bons costumes éticos.

Procure lhe sugerir leituras, convites para temas, debates interessantes, marcações necessárias nas redes sociais, indicações de oportunidades, papos interessantes sobre pontos de vista…

As dicas pra Fazer um bom Networking no Jornalismo são as formas como o mercado lhe vê. Seja bom, queira ser bom, e nunca faça nada mais ou menos.

Quem não é visto, não é lembrado. Tenha isso como lema da sua carreira.

Modelo: Planejamento de Carreira pra Jornalista

O planejamento de carreira pra jornalista orienta o estudante ou profissional formado a ter direção, metas e resultados positivos pra gerar valor no currículo e no mercado de trabalho.>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *