As 4 áreas de atuação em Jornalismo mais cobiçadas pelo mercado

Tempo de leitura: 2 minutos

O Jornalismo está presente de diversos formatos dentro das áreas de atuação do mercado de trabalho. Em cada setor, o jornalista tem uma abordagem específica, para auxiliar sua equipe profissional e intermediar determinadas funções dentro das áreas de atuação em Jornalismo

CLIQUE e inscreva-se no canal: LINK

Os avanços tecnológicos e a crise econômica trouxeram mudanças que influenciaram no modo de trabalho do jornalista atual.

As tarefas tradicionais seguem perdendo espaço para novos modelos de trabalho com o Jornalismo.

As equipes muitas vezes, perdem espaço para atuação de apenas duas ou mesmo uma pessoa.

4 áreas de atuação em Jornalismo mais cobiçadas pelo mercado:

As 4 áreas de atuação em Jornalismo mais cobiçadas pelo mercado

1. Assessoria de Imprensa

A comunicação com a imprensa seja um artista, atleta ou instituição precisa ser mediada por um profissional especializado.

É nesta necessidade que o Jornalista pode acrescentar seu trabalho, sendo um porta-voz do seu cliente. É feita a divulgação de trabalhos, e gerenciamento de possíveis crises.

O assessor também tem a função de auxiliar na comunicação com o público-alvo.

2. Comunicação Institucional

Empresas de grande porte precisam cuidar de sua imagem não só externamente, como principalmente com o público interno.

Essa necessidade vem do intuito de manter o sucesso da empresa. E para isso, sua equipe precisa caminhar de acordo com a missão, visão e valores definidos.

Para isso dar certo, as empresas investem em comunicação institucional, onde o Jornalista pode se destacar ao gerenciar o diálogo entre os funcionários e o núcleo da direção.

São elaboradas ações, que tem o intuito de aproximação e evitar casos que possam denegrir a imagem da instituição.

3. Comunicação Digital

Qualquer tipo de empresa, independentemente de seu produto final, precisa estar presente e ativo na internet. Isso porque os canais de busca online são os mais utilizados na hora de escolher prestadores de serviços.

O trabalho do jornalista se torna fundamental nas redes sociais, websites ou intranet, por exemplo. Nessa área, o profissional cria conteúdos de interesse do público-alvo em questão, além de interagir e responder comentários com dúvidas, críticas e elogios.

4. Fotojornalismo

Todo trabalho de comunicação precisa ser ilustrado. Obviamente, o conhecimento do Jornalista pode ajudar a criar registros que complementem reportagens, artigos, entre outros tipos de postagens.

A imagem tem o objetivo de atrais olhares, que estimulem a leitura, ou que sirva para dar explicações complementares ao assunto.

Para se adequar as tendências do mercado, o Jornalista precisa compreender a importância de estar sempre se reinventando. É fundamental estar atualizado e disposto a aprender novas ferramentas, sem medo de se arriscar em novas áreas.

Modelo de Currículo para Jornalista

Baixe aqui o seu modelo de currículo, use no seu estágio e durante sua carreira.>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *