3 Plataformas Gratuitas para se Criar um Blog para Jornalistas

Tempo de leitura: 2 minutos

O artigo é para você que tem textos jornalísticos para web ou qualquer outro tipo de conteúdo, e não sabe criar um blog para jornalistas, por não conhecer as ferramentas corretas e suas aplicações. Por isso leia com atenção este artigo e mãos a obra.

Que o blog para jornalistas é muito importante nós já sabemos e abordamos no artigo A Importância do Blog para Jornalistas.

Lembrando que para chegar a montar um blog (que já viram a importancia no artigo mencionado acima), é necessário ter conhecimento de Texto para Web e Como fazer uma notícia/reportagem, descobrindo todas as etapas da redação jornalística e suas linhas de produção na prática, como ensinamos nos nossos cursos disponíveis em www.academiadojornalista.com.br/cursos-para-jornalistas.

Por isso hoje vou listar para você três ferramentas onde você poderá praticar seus textos jornalísticos de forma gratuita.

1º – WORDPRESS como Blog para Jornalistas:

É a melhor opção que você pode fazer, este CMS (Sistema de gerenciamento de conteúdo).

Ele é o mais completo dentro das limitações da versão gratuita.

Nele você poderá publicar textos, inserir imagens, vídeos, podcasts e muitas outras formas de conteúdo.

O WordPress tem três formas de se trabalhar:

1º opção é você criar um blog gratuito, onde você consegue criar seus conteúdos, porém com algumas limitações de themes e funções, funções essas importantes se você quiser um bom rankeamento na web ou mesmo transforma seu blog em uma fonte de renda.

2º opção é a versão paga, onde você já consegue personalizar e profissionalizar o seu blog, trocando o theme, fontes, cores e até mesmo o domínio.

3º opção é você usar o https://wordpress.org para baixar os códigos e instalar em seu próprio servidor, porém para isso você precisa de alguns conhecimentos técnicos de web.

Esse conhecimento é o mais recomendado se você realmente quiser algo profissional.

2º – Blogger como Blog para Jornalistas:

A Blogger é uma boa opção para quem não espera muito do blog.

Mesmo ele sendo do Google, deixa muito a desejar como ferramenta de conteúdo, porém ele é gratuito e muito intuitivo ou seja extremamente simples de se mexer. Por isso ele tem um grande volume de adeptos.

3º – Tumblr como Blog para Jornalistas:

O Tumblr é uma ferramenta nova, porém ele está crescendo muito rápido no Brasil.

Com ela você pode personalizar seus textos e seu theme. Ele ainda é limitado em algumas funções se formos comparar ao wordpress.org ou ao wordpress pro.

Porém para começar a desenvolver textos de forma fácil e prática ele é uma ótima opção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *