Search
Close this search box.

Um Jornalista pode ser um Social Media?

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Fernanda Felix

Fernanda Felix

DEVE. Com as Redações reduzidas, fechamento de alguns veículos, principalmente os que trabalham com impressos, estão fazendo alguns jornalistas buscarem áreas alternativas para trabalhar, seja como extra ou até mesmo fixo. Um Jornalista pode ser um Social Media? Então, sim.

A área Social Media começou no Mercado como freelancer, aquela renda extra entre a faculdade e o estágio, e até mesmo pela falta do estágio.

Hoje este cenário mudou, e para melhor! O Social Media além de poder trabalhar de forma extra, pode tê-lo com um trabalho de renda fixa.

Como já falamos no artigo “O que faz um Social Media”, TODAS as empresas precisam estar presentes nas redes sociais, e todo relacionamento com seus clientes deve ser feito via um profissional de Jornalismo, onde será o responsável por cuidar da exposição de uma empresa ou marca nas redes sociais.

Todo Jornalista, em alguma fase da sua carreira, atuará com Marketing Digital, seja na produção de conteúdo ou na atuação em mídias sociais.

Voltando a pergunta…

Um Jornalista pode ser um Social Media?

Um Jornalista pode ser um Social Media?

SIM, a atuação é direcionada às mídias sociais.

Ele é responsável pelo planejamento, pauta, criação de conteúdo, também a estruturação de anúncios, análise das métricas, monitoramento e interação com clientes (público alvo da empresa).

Para os Jornalistas engessados, que não acham certo produzir textos estratégicos por essa demanda ser do Marketing, mudem a sua mentalidade se quiserem entrar no Mercado de Trabalho atual e ganhar dinheiro com ele.

Encare isso como uma nova capacitação para nossa carreira, pois como já falamos outras vezes: comunicar é um processo e o seu resultado depende da forma como está sendo trabalhado isso e dos artifícios que você usa.

Vagas

Há vagas no Mercado de Trabalho!

Atualmente, qualquer empresa já nasce precisando de pessoas ou empresas que prestem este tipo de serviço, e as que já existem a mais tempo estão sendo obrigadas a se reinventar pra ontem.

Sem uma forte presença digital, qualquer empresa está fadada a morrer.

Nessa área, o jornalista tem duas esferas: oferecer serviços para agências e veículos, quanto para profissionais liberais e empresas de portes menores.

Um Jornalista pode ser um Social Media? ÓBVIO, desde que se prepare.

Claro que para ter mais oportunidade de conseguir trabalhar com esta área, é preciso entender de redes sociais, pois o Social Media não só posta como se faz na rede pessoal, tem que saber técnicas do Marketing Digital, como escrever pra web, além de saber identificar e conhecer todas as personas presentes no público alvo da empresa que trabalha.

No final das contas o Jornalista para ser um Social Media, precisa ter alguns conhecimentos a mais que só Jornalismo, com um pouco do Marketing, da Publicidade, de Relações Públicas, Design, Administração e Logística…

Mas calma, um Jornalista pode ser um Social Media? Sim, pois você já tem uma exigência muito importante.

Saber comunicar, estabelecer relação/conexão com o cliente, agora precisa entender este mercado digital, técnicas, gatilhos, padrões e principalmente adquirir visão estratégica, destas áreas, como exemplificadas pelo próprio Inbound Marketing que acontece deve ser trabalhado diariamente nestas redes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *