Search
Close this search box.

Como fazer Jornalismo nas Redes Sociais

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Fernanda Felix

Fernanda Felix

Essa pergunta pode ser respondida com outra pergunta. Qual é o objetivo do Jornalista? Se você respondeu: fazer com que a informação chegue ao maior número de pessoas, ACERTOU. Como fazer Jornalismo nas Redes Sociais depende de você saber usar delas para alcançar mais leitores.

Por onde começar?

Antes de tudo, entendendo que a Tecnologia revolucionou a Comunicação como um todo.

Onde tem mais pessoas – público? Na Web, certo? Então é lá que você deve estar produzindo sua informação, seja ela qual for.

E também, para saber como fazer Jornalismo nas Redes Sociais, é preciso saber fazer Jornalismo Digital antes.

A Rede Social funciona como um outdoor, que diferente do que conhecemos, se consegue monitorar e saber o que deu ou não certo. Como?

Utilizando as Métricas e Monitoramentos do Google para construir ou desconstruir suas pautas jornalísticas, consequentemente seus textos jornalísticos.

Como fazer Jornalismo nas Redes Sociais

Identifique e conheça seu Público Alvo;

É imprescindível que o Comunicador tenha afinidade com o seu Público, ou seja, escreva da forma como ele entende (linguagem), o que ele busca e principalmente estruturar a informação do jeito que ele é.

Pra isso é necessário identificar as personas que formam seu público.

Saiba escrever corretamente Textos para Web utilizando as Técnicas de SEO como aliados;

Os seus textos devem ser obrigatoriamente estruturados ao Jornalismo Digital, ou seja, escritos no padrão de textos para web, que inclui a estrutura, a linguagem, Técnicas de SEO bem segmentadas e gatilhos mentais.

Utilize do “Jornalismo Ajuda”, “Jornalismo Resposta”, “Crowdsourcing” em seus textos;

Os leitores atuais, que são em grande maioria vindo das redes sociais, buscam por ajuda, respostas, e por conta disso a estrutura dos seus conteúdos deve ser trabalhada sob este cenário, além de hoje podermos inclusive sermos ajudados pelo nosso próprio Público Alvo. Como?

Através do Crowdsourcing, onde o seu leitor pode te atualizar em cima de uma pauta, te sugerir novas e reforçar a importância do suíte em seus textos jornalísticos. Olha que maravilha quando fazemos Jornalismo nas Redes Sociais

A apuração jornalística hoje, ficou mais fácil, e mais completa, além de poder usar os próprios consumidores (leitores) do seu produto (informação), também utilizar das estratégias de buscas do Google para Jornalistas, que é o Google Hacking.

Tenha autoridade nos temas que aborda para que possa ter visibilidade profissional, logo, se tornar referência;

Com o Jornalismo nas Redes Sociais, escrever sobre o que tem domínio, sobre o que sabe a fundo, sobre o que tem especialidade é primordial.

Dissertar sobre temas que não tem intimidade, gera falta de argumentação, contextualização, redundâncias, prolixidade…

Fazer Jornalismo nas Redes Sociais tem como item crucial: constância, e principalmente do item 3 explicado acima, não só para narrar o texto, mas para interagir na Rede com a sua audiência, e inclusive gerar engajamento…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *