Reportagem Jornalística: Uma Introdução

Tempo de leitura: 1 minuto

A reportagem é um gênero jornalístico que necessita de mais informações e tempo de elaboração do que uma simples notícia. E como escrever uma reportagem jornalística, é necessário que o jornalista fique ligado em alguns aspectos importantes.

CLIQUE e inscreva-se no canal: LINK

A reportagem jornalística nos mostra como isso se deu, detalhes e abordagens mais densas, de uma notícia.

Porém a notícia se esgota no registro, a reportagem só se esgota no desdobramento, no amplo relato dos fatos.

Enquanto a notícia jornalística nos diz no mesmo dia ou no dia seguinte sobre o fato ocorrido.

A reportagem jornalística é mais detalhada, com multiplicidade de versões (entrevistas sempre importantes), ângulos, indagações, dados, gráficos… Conteúdo mais completo que a notícia, onde ela precisa somente dizer o que, quem, como, quando, onde e por que do fato.

Com relação à reportagem, não há necessariamente um lide definido. As perguntas do lide (o que, quem, quando, como, onde e por que) são respondidas também, da mesma forma, mas a SEM REGRA fixa da pirâmide (que é na ordem decrescente do fato – último corrido – para o primeiro ocorrido) como em uma notícia.

A reportagem jornalística é composta basicamente por:

  1. Título;

  2. Subtítulo

  3. Lide

  4. Corpo do texto

Para começar a pensar em fazer uma reportagem jornalística de sucesso, o profissional de Jornalismo precisa além de todo conhecimento técnicos e básicos de Jornalismo, utilizar uma linguagem clara e objetiva, pois é necessário atingir e ser entendido por todos os tipos e estilos de leitores.

Essa facilidade com a objetividade e clareza vem de pensamentos (mindset) praticados em cima do mercado. Afinal o jornalista precisa trabalhar em cima do que lhe é exigido e não do que ele acha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*