Search
Close this search box.

Conheça os 8 Tipos de Entrevista

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Picture of Fernanda Felix

Fernanda Felix

É importante compreender as características dos principais tipos de entrevista jornalística, para elaborar a pauta corretamente. A entrevista jornalística necessita de muito preparo, para que o jornalista obtenha o conteúdo planejado na pauta.

O resultado dará credibilidade ao trabalho do entrevistador, além do possível aumento da visibilidade. Diante disso, é importante compreender as características dos principais tipos de entrevista jornalística, para elaborar a pauta corretamente, e definir as perguntas mais coerentes.

Compreender os principais tipos de entrevista é apenas o começo de toda a etapa para entrevistar corretamente e colher os melhores resultados. O jornalista atual precisa levar em consideração não só o as perguntas mas sim as respostas.

Se comportar, a elaboração do conteúdo, as pautas, a retórica, os gêneros a preparação, os meios de entrevista em seus critérios, questionamentos, conhecimentos de dados…. e muitos outros assuntos a serem discutidos.

Passar vergonha na hora da entrevista não só atrapalhar seu rendimento final, mas sua credibilidade, a do veículo que trabalha e com certeza o comprometimento das próximas entrevistas.

Pensando em resolver esses problemas que geralmente acontecem criamos o treinamento com as técnicas de entrevista e todos os detalhes a serem levados em consideração no curso avançado sobre Técnicas de Entrevista.

Conheça os 8 Tipos de Entrevista:

Conheça os 8 Tipos de Entrevista

Também conhecida como coletiva de imprensa, a entrevista em grupo ocorre com a participação de vários jornalistas, que se revezam nas perguntas feitas a uma ou mais pessoas.

Todas as respostas são aproveitadas pelo grupo de jornalistas, mas se destacam os que fazem as perguntas mais importantes e criativas sobre o tema da coletiva.

Um furo jornalístico conquistado pode alavancar uma carreira jornalística.

Por isso, é importante sair na frente para não perder a chance de tirar a resposta que todos almejam.

1. Entrevista de rotina:

A entrevista de rotina é representada pelas fontes de notícias factuais, pautas diárias que têm curto prazo de validade para divulgação. É a mais usada de todos os tipos de entrevista existentes.

Ou seja, personagens que estiveram presentes na cena que está sendo noticiada. Por exemplo: Pessoas que presenciaram acidentes de trânsito, assaltos, desabamentos ou vítimas de enchentes. O depoimento dessas pessoas ilustra a matéria, e comprovam a veracidade do ocorrido.

2. Entrevista individual:

A entrevista individual é marcada com antecedência, apresentando ao entrevistado o tema da pauta. A entrevista é concedida apenas a um jornalista, após o devido preparo das respostas, que foram elaboradas pelo entrevistado ou mesmo por sua assessoria.

3. Entrevista em grupo:

Também conhecida como coletiva de imprensa, a entrevista em grupo ocorre com a participação de vários jornalistas, que se revezam nas perguntas feitas a uma ou mais pessoas.

Todas as respostas são aproveitadas pelo grupo de jornalistas, mas se destacam os que fazem as perguntas mais importantes e criativas sobre o tema da coletiva.

Um furo jornalístico conquistado pode alavancar uma carreira jornalística.

Por isso, é importante sair na frente para não perder a chance de tirar a resposta que todos almejam.

4. Entrevista exclusiva:

A entrevista exclusiva é concedida a um veículo, que divulgará o conteúdo em primeira mão. Isto é, uma pauta de grande interesse dos veículos de massa porque está em alta e atinge um grande número de pessoas.

A credibilidade e o alcance do veículo contam muito no aceite da entrevista exclusiva, já que isso representa alto lucro financeiro e expansão da imagem do entrevistado.

5. Entrevista de Pesquisa:

A entrevista de pesquisa é feita com especialistas sobre determinado assunto, para acrescentar informações a uma matéria com credibilidade. Conteúdos dessa natureza são muito importantes na construção de artigos, por exemplo.

6. Entrevista caracterizada:

É definida como entrevista caracterizada, os textos entre aspas, incluídos em uma matéria. Isto é, a fala do entrevistado é descrita como foi dita, uma transcrição fiel do que foi falado.

Estas passagens são curtas, definidas de acordo com a sua importância, sem adaptação na transcrição.

7. Entrevista de personalidade:

A entrevista de personalidade é feita para traçar um perfil de uma pessoa pública. Nessa entrevista, constam informações sobre hábitos, história de vida e outras curiosidades relevantes sobre a pessoa em questão.

8. Entrevista opinativa:

A entrevista opinativa é feita com pessoas que tem autoridade para falar sobre determinado assunto, sejam profissionais consagrados, estudiosos, ou atletas com grande experiência, por exemplo.

Para ceder uma entrevista opinativa, o personagem em questão deve ter conhecimento sobre o assunto em longo prazo, para comprovar sua capacidade de crítica.

Preparação para uma entrevista jornalística:

Antes de entrevistar, o jornalista precisa programar suas perguntas baseadas em início, meio e fim. Assim, é possível definir os temas que serão abordados, e a duração da conversa. Sempre estando com atenção a qual dos tipos de entrevista que será utilizado.

É importante que as perguntas não sejam longas, para garantir que o entrevistado compreenda o que está sendo questionado.

Caso o entrevistado tenha dificuldade em formular suas respostas, ele deve ser estimulado com novas perguntas curtas, complementando o assunto, sempre fugindo de afirmativas.

O jornalista deve pesquisar sobre a pessoa que irá entrevistar. É fundamental que informações básicas não passem despercebidas, para que a abordagem seja objetiva.

No início da entrevista, o jornalista deve apresentar sutilmente, como será a pauta trabalhada ao personagem a ser entrevistado, mas sem que ocorram palpites e sugestões sobre o que será perguntado.

Conforme a entrevista for seguindo, é possível que outros assuntos comecem a surgir.

Por isso, é importante que o jornalista saiba aproveitar as deixas, como também a hora de retornar ao foco inicial da pauta.

Para se fazer uma entrevista completa, não passar vergonha com o entrevistado, precisa também de conhecimentos dominados.

Entender os direitos do entrevistado (para evitar processos envolvendo seu nome como jornalista), além de todas as etapas executadas minuciosamente na prática. ,

Saiba por onde começar e como terminar em nosso curso: Como fazer uma Entrevista Jornalística.

Aprenda a fazer uma pauta jornalística e após isso use esse modelo gratuito para montar seus principais pontos:

12 respostas

  1. SOU JORNALISTA HÁ TRÊS ANOS MAS GOSTARIA DE APRENDER CONVOSCO. COM AS VOSSAS MATERIAS SINTO QUE AINDA ME FALTA. BEM HAJA FAMÍLIA ACADEMICA

    1. Olá, que alegria poder te ajudar! Vem pra família Academia do Jornalista, estamos com uma plataforma de cursos, onde liberamos cursos novos semestralmente. Me chama pelas mídias ou vai direto no site e procura pela Plataforma Jornalista Pro.

      Um forte abraço e ótima semana, até as próximas pautas.

    1. Muitíssimo obrigada, Leonel.

      A melhor parte do nosso trabalho é a mensagem que vocês passam do quanto são ajudados com ele, e principalmente a benção e orações que deixam pra nós.

      Saiba que vocês são nossa prioridade, e o conhecimento acessível a todos, seja com conteúdos nas redes sociais ou nos treinamentos em cursos e capacitações via nossa Plataforma de educativa Jornalista Pro, são nossa missão, compromisso, há praticamente 8 anos.

      Nos vemos com certeza em próximas pautas e nos treinamentos disponíveis.

      Um fortíssimo abraço, muito obrigada novamente e parabéns pela busca em ser melhor profissional, infelizmente é bem raro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *