Os textos para web fazem parte da vida de qualquer jornalista. Esse tipo de texto tem características próprias, que fazem parte das necessidades exigidas na internet.
O Jornalismo Digital já é uma realidade, e mais do que nunca os profissionais jornalistas têm que se adaptar às exigências tanto das novas tecnologias, como também do Mercado de Trabalho. E os textos para a web são a ferramenta principal para esse tipo de Jornalismo.
Porém, é importante saber que não há uma guinada muito brusca na forma como se escreve texto para a web, a linguagem jornalística não é totalmente modificada. O diferencial é compreender que a dinâmica de leitura de um texto para o jornal impresso não é como a do texto de web.
É exigido do jornalista alguns atributos
- Objetividade (sim! Ainda mais);
- Concisão, ou seja, clareza na abordagem do tema;
- Técnicas de SEO;
- Uso de Infográficos, imagens, links, vídeos, etc…
- Navegabilidade.
Fonte: Academia do Jornalista Fonte: Academia do Jornalista
Percebe-se que alguns fatores envolvem conhecimento de internet em um nível diferente. Por isso é importante o jornalista estar por dentro das inovações da tecnologia e nas possibilidades que envolvem a profissão.
Falando especificamente no fator navegabilidade, que faz parte dos aspectos visuais de um texto para web, principalmente.
A estética também é determinante para prender o leitor. Então, um texto precisa ser bem escrito e bem estruturado para que o leitor se interesse pelo conteúdo.
Os textos para web são uma realidade para os jornalistas. E cada vez mais se exige que o profissional conheça os caminhos necessários para prender um leitor e chamar atenção para o conteúdo que está na internet.
Contudo, é importante não deixar de lado as características que são inerentes ao Jornalismo, como por exemplo, o respeito às técnicas de apuração, a ética profissional, a objetividade.