Search
Close this search box.

Técnicas de Redação Jornalística

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Fernanda Felix

Fernanda Felix

A redação jornalística é a técnica fundamental no aprendizado da profissão. Considerada também, uma das disciplinas mais importantes da graduação em Jornalismo, é definida como um tipo de escrita utilizada em textos elaborados para os meios de comunicação em geral

Seja na TV, rádio, jornal, e sites, a redação jornalística é empregada de acordo com as necessidades do público em questão, mas com técnicas básicas em comum que dão forma ao caráter informativo.

Características de uma redação jornalística

Tenha em mente que redações jornalísticas são textos como notícia e reportagem, porém escritos com suas características pessoais.

A principal característica de uma redação jornalística, é o modo como as informações são apresentadas.

Para que isso seja uma marca específica de cada veículo de comunicação, os jornais criam seu modelo próprio de escrita, o Manual de Redação Jornalística.

Com este guia elaborado, cada veículo apresenta de forma homogênea seu material informativo, pois todos os profissionais produzem de acordo com as normas de escrita que definem as características do jornal.

Mesmo existindo este manual pertencente a cada modo próprio do veículos, a redação jornalística têm suas partes padrões exigidas em qualquer trabalho, nem todas redações são personalizadas de acordo com os veículos, agências, empresas no geral que contrata você

As frases de uma redação jornalística devem ser curtas e objetivas, para suprir a curiosidade do público, de modo claro e objetivo.

Textos breves, com uso de palavras simples tendem a atingir um público maior, ideal para veículos de massa.

Outro item que todo texto jornalístico deve ter são as fontes.

Dados oficiais e depoimentos de testemunhas envolvidas direta ou indiretamente no assunto dão credibilidade a matéria.

Esses dados podem ser captados não só em pesquisas e conhecimentos do assunto, mas sim em entrevistas feitas corretamente e com os tipos condizentes com o assunto.

Não basta apresentar os fatos, é necessário comprová-los. Lembre- se sempre disso.

2 respostas

    1. Olá William, boa noite.

      Ainda não. Como descrito no site http://www.academiadojornalista.com.br/cursos-para-jornalistas. Até final de junho ele e o Texto para Web estarão disponibilizados.

      No momento disponíveis apenas Como Fazer Uma Notícia/Reportagem de Sucesso e Técnicas de Entrevista. Ambos em período final de desconto de 50%. Para mais informações deste desconto, peço que nos chame no direct do Instagram ou no inbox do Facebook.

      Forte abraço e até a próxima pauta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *