O mercado de trabalho atual exige que os jornalistas compreendam bem como funciona o planejamento e execução da informação na internet, alimentado pelos textos para web.
Ser um expert em planejar e escrever textos para a web, transforma o jornalista em um profissional com mais chances de conseguir uma vaga efetiva, ou até mesmo como freelancer.

1º passo para ser um Expert em texto para a web
Entender para quem o conteúdo se destina e qual a linguagem correta a ser adotada. Pesquise o comportamento do leitor, os temas mais relevantes, e as melhores formas de conseguir chamar sua atenção.
2º passo para ser um Expert em texto para a web
É fundamental saber manusear ferramentas que otimizam o trabalho voltado para a comunicação digital. Ter uma boa escrita de textos para web não é o suficiente, pois na web se escreve para nichos cada vez mais específicos e com características bem definidas.
3º passo para ser um Expert em texto para a web
Ter domínio das técnicas de SEO é uma das ferramentas que auxiliam o conteúdo a ser localizado pelo seu público. Há todo um trabalho realizado já dentro do texto, para que o conteúdo seja mais visível na internet.
Desta forma, o leitor encontra as informações que procura com mais facilidade. Os índices de alcance orgânico nas buscas do Google deixarão seu texto para a web entre os primeiros a ser destacados nas buscas da mesma.
4º passo para ser um Expert em texto para a web
Saber estimular gatilhos mentais é outro método muito importante na elaboração de textos para a web. De acordo com o intuito de cada conteúdo, o jornalista pode despertar comportamentos do leitor em relação ao que está sendo informado na publicação.
Seja para divulgar novidades, demonstrar exclusividade, ou provocar sensação de exclusividade, a escrita pode despertar muitos gatilhos mentais que favorecem o resultado dos textos para web.
5º passo para ser um Expert em texto para a web
Com a imensidão de informação que a internet contém, a divulgação de conteúdo deve ser algo muito bem elaborado e posto em prática. O jornalista precisa entender como criar e divulgar suas publicações no Facebook e redes sociais equivalentes, para valorizar seu conteúdo.
Vale ressaltar que, com as mudanças frequentes de alcance, textos para a web também devem ter anúncios pagos nos formatos do Facebook Ads e Google Adwords, por exemplo.
Ter domínio dessas ferramentas, e como ter estratégias para fazer que elas alcancem melhores resultados alavanca não só seus textos para a web e sim sua credibilidade profissional.
A necessidade dos anúncios patrocinados se justifica por serem os lugares onde geralmente o público procura por informação. Muitas vezes, o destaque de um bom conteúdo é alavancado com estes investimentos.
6º passo para ser um Expert em texto para a web
Para dar continuidade nos trabalhos com textos para a web, um expert no assunto precisa saber como avaliar seus resultados. Saber interpretar métricas é muito importante para identificar erros de execução ou métodos que deram resultado positivo.
Criar relatórios de monitoramento, identifica a performance do seu conteúdo. O jornalista precisa analisar as informações para compreender se suas estratégias estão chegando no objetivo definido ou se será necessário gerar um novo planejamento de execução.