Search
Close this search box.

O que não fazer em uma Pauta Jornalística

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Picture of Fernanda Felix

Fernanda Felix

A pauta jornalística é a diretriz de afazeres do profissional do Jornalismo. Sem ela, é bem difícil às coisas saírem como o editor precisa/exigiu, atrasando trabalhos e prejudicando conteúdos mais completos. Como fazer uma pauta jornalística e o que não fazer em uma pauta jornalística, deve estar na ponta da língua de quem escolheu cursar/trabalhar no Jornalismo, afinal você vai usar das pautas para todas as tarefas na profissão, e em qualquer formato dela. Não passe vergonha!

Pauta Jornalística

A pauta é a responsável por dar as direções e os comandos para a construção da matéria (notícia, reportagem, artigo, ou qualquer conteúdo informativo).

Com as instruções básicas para orientar o jornalista na atividade a ser elaborada, interna ou externamente.

Com cobertura, entrevistas gravadas, ou só texto (matéria jornalística).

Mesmo já sabendo como montar uma pauta jornalística, é necessário também saber os principais erros que existem na elaboração das pautas.

Pois se o estudante ou profissional não souber que algum item ou ação esteja errado, vai persistir no erro e fazer trabalhos que poderiam ser bem melhores.

E claro, ganhar chamada do editor.

Por isso separamos alguns pontos a ser estudado e aplicado.

Pois, se errar na pauta jornalística, será como dominó. Tudo sairá comprometido.

O que não fazer em uma pauta Jornalística

O que não fazer em uma pauta Jornalística

1. Não é o produto final

A pauta jornalística é começo de tudo, é a partir dela que o material jornalístico de fato será começado a elaborar.

Não perca muito tempo montando a pauta, saiba que depois dela, que o trabalho de fato começa.

Cuidado com os deadlines!

Ficar parado na pauta está errado, ela não é a sua matéria (seu conteúdo a ser produzido), é o checklist do que precisa ser construído.

Se bem feito e elaborado, com a agilidade que só a experiência traz, a conclusão da atividade final será muito mais positiva.

2. Não se usa parágrafos

Como já falado, a pauta jornalística é um checklist, não uma redação jornalística para ser usar parágrafos e fazer texto corrido. São itens, tópicos.

3. Linguagem informal/coloquial

Na pauta, é necessária muita clareza, pois nem sempre quem faz a pauta será quem vai executa-la, e mesmo sendo, a agilidade é o sobrenome do Jornalista. Ganhando tempo no final para a concretização do ato, como falamos no item 1 (acima).

Erros no português, usar gírias, criar palavras e ter erros de concordância, pode ser crucial para a não compreensão do seu material a executar.

4. Mínimo de linhas

Quando for montar os históricos, cabeçalhos e abordagens são importantes que seja objetivo, “direto ao que interessa”, foco.

Quanto mais se detalhar mais pode ficar confuso na hora da execução, quantidade não é qualidade. Pelo contrário.

5. Pressa

Quando falamos em ser ágeis com a elaboração da pauta, porque depois dela é que se começam as confecções, não queremos dizer apressados.

A pressa ainda mais no Jornalismo, é a inimiga da perfeição.

Esquecer itens na pauta pode comprometer a elaboração do produto final do jornalista (você mesmo ou outros colegas).

A agilidade é conquistada fazendo, e entendendo bem do que está sendo feito.

6. Não existe uma pauta congelada

A pauta mesmo depois de feita, e bem elaborada, ela pode sofrer adaptações na construção dos itens.

Quem leu o nosso artigo Como fazer uma pauta jornalística em 5 passos, sabe que as condições de ambiente interferem e o que é preciso ser feito pelo profissional.

7. Pobreza dos detalhes

A pauta feita será a base para você ou pra outro jornalista, então quanto mais rica em DETALHES NECESSÁRIOS, melhor para elaboração.

É importante saber o que será preciso trazer pra redação, de material escrito, gravado, filmado (de acordo com a pauta).

Com a pauta pronta, os trabalhos já podem começar a serem traçados.

Tenha em mente que a montagem da pauta jornalística fará a diferença não só para o jornalista, mas sim para leitor que for consumir o seu conteúdo.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *