Search
Close this search box.

O que é Webjornalismo e como Utilizar nos Dias de Hoje

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Fernanda Felix

Fernanda Felix

O webjornalismo nada mais é do que o próprio jornalismo digital. Antes visto apenas como complemento de veículos de comunicação, hoje pode se considerar o maior foco da informação, atualizada praticamente em tempo real.

A maioria das pessoas passam mais tempo online do que assistindo televisão ou acompanhando informação por rádio por exemplo. Diante dessa grande audiência, tudo se passa dentro da internet.

Tirar dúvidas, buscar mais informação, interagir com os amigos. A internet proporciona do entretenimento a informação em um mesmo espaço.

Webjornalismo na prática:

Para trabalhar com webjornalismo, o profissional precisa estar antenado com as tendências do momento. O que está sendo mais falado, os furos de reportagem, além dos assuntos que estão sempre em alta de acordo com as épocas do ano, ou eventos.

Para obter bons resultados, o jornalista precisa saber explorar as necessidades do público que for determinado para ser trabalhado.

No webjornalismo não se fala de modo genérico para um público de massa, como na TV.

As pautas são definidas de acordo com nichos de públicos cada vez mais específicos.

Outra diferença grande, é o tamanho do texto. Quanto mais curto e objetivo, mais fácil de manter leitor na página até o final da leitura.

O modo de escrever e apresentar conteúdo pode ser feito de diversas formas diferentes.

O padrão de estrutura a ser seguido vai de acordo principalmente do público alvo.

Isso significa que é necessário que o jornalista entenda quais são as preferências de leitura.

Seja ao apresentar as principais informações de imediato, ou gerar interesse para que a curiosidade leve até o fim do texto.

Para ser encontrado na internet, a melhor forma é estar entre os primeiros colocados nas buscas do Google. Sabe qual ferramenta utilizar para fazer e saber isto?

Esse ranking demonstra credibilidade nas informações, além de proporcionar mais chance de compartilhamento da página e comentários entre os leitores.

Não há um passo a passo engessado dentro do webjornalismo. Utilize a criatividade para criar uma identidade e firmar seu público, que o acompanhará por todas as atualizações.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *