Search
Close this search box.

Novidade: Jornalismo de Dados e sua importância para o Jornalista atual

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Fernanda Felix

Fernanda Felix

Os avanços tecnológicos trouxeram novas vertentes de atuação para a área da comunicação. Uma delas é o Jornalismo de Dados, que auxilia no trabalho de reunir informação, e no trabalho investigativo.

Para entender como o Jornalismo de Dados funciona, serão abordadas algumas características importantes dessa recente vertente de atuação.

No Jornalismo de Dados as fontes são um conjunto de informações processadas diante a uma análise de um fluxo infinito.

Para coletar o material desejado, uma filtragem bem criteriosa é feita, para que os resultados mais relevantes sejam divulgados ao público.

E como realizar a coleta de dados? A tecnologia e ferramentas digitais tornam o trabalho mais fácil de ser executado.

O Jornalista que atua nessa área deve aprofundar seu conhecimento em programação e aplicativos específicos que captam informação codificada nas redes.

As fontes digitais possibilitam um conhecimento além das fontes oficiais, que podem servir como complemento na hora de criar pautas que envolvem estatísticas.

Pode ser utilizado também para comprovar dados oficiais, como um serviço de fiscalização, que pode comprovar ou desmentir informações divulgadas, de forma segura.

Jornalismo de Dados e a interpretação independente de informações

A coleta de dados brutos para a elaboração de estatísticas inéditas é uma prática que colabora com a criação de pontos de vista focados em interpretações desprendidas do padrão criado por fontes oficiais.

É também uma forma de dar ao leitor uma nova possibilidade de pensamento, a ser comparado e questionado com mais fontes diferentes.

O maior desafio é processar um grande volume de informação para criar uma matéria clara, dentro de um contexto conciso.

Descrever dados além das técnicas manuais deverá ser em breve, uma habilidade dominada pelo Jornalista bem-sucedido no mercado de trabalho atual.

Com a rapidez e facilidade de obter informação, a concorrência se torna cada dia maior.

Diferenciais como o Jornalismo de Dados são o caminho para se destacar e ficar à frente de outros veículos, em relação ao aprimoramento da elaboração de pautas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *