Search
Close this search box.

Jornalismo Digital é o Mais Pedido nas Vagas de Estágio/Emprego

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Rafael Jesus

Rafael Jesus

Seja no período de estágios ou no fim da graduação, os jornalistas procuram por vagas de trabalho efetivas na área de comunicação. Atualmente, o nicho de atuação que mais há vagas é o Jornalismo Digital.

Por ser uma área em expansão, muito do que se pede de habilidade prática não é estudado na graduação. É neste impasse que muitos profissionais ficam de fora das vagas a serem preenchidas.

Exigência do Jornalismo Digital passo a passo:

Na descrição de vagas que envolvem Jornalismo Digital, a apuração de informação e elaboração de textos segue como requisito principal, porém voltado ao interesse e linguagem utilizada na web.

A criação de conteúdo para a internet tem características específicas, vinculadas com funções do Marketing que o profissional precisa estar por dentro. Além de informar, o conteúdo deve ter a função de vender uma ideia, atrair interessados nela.

Você conhece as personas que se interessaram pelo seu site, blog de notícias ou não? O que elas querem que esteja escrito?

Para preencher uma vaga no Jornalismo Digital, o profissional também precisa ser apto a criar materiais para mídias sociais.

Além de ser usuário assíduo, o jornalista deve entender como deverá ser a linguagem que chamará atenção do público-alvo, junto a peças gráficas que complementam as publicações.

Outra habilidade desejada no mercado de trabalho, é a mensuração de resultados. Ou seja, saber planejar uma apresentação com dados do que deu certo ou não funcionou em uma publicação.

Conhecer o que precisa ser repetido, porque deu mais acesso. Bem simples sim, mas só quando se conhece bem as ferramentas Google Ads e Google Adsense, por exemplo.

A aplicação de técnicas de SEO é mais uma ferramenta que as empresas pedem como possível experiência anterior.

Saber alavancar o alcance do veículo nas buscas pode garantir sua vaga de emprego, pois essas técnicas dentro do seu texto, mudam completamente a vontade ou não de leitura.

Muitas empresas solicitam certificados que comprovem conhecimento em plataformas e ferramentas utilizadas no Jornalismo Digital.

Participe de workshops, cursos livres e palestras. Comprove seu interesse na área em questão.

Invista no aprimoramento dos estudos. Saiba sempre quais são as novas técnicas exploradas no mercado, e aprenda como utilizá-las a seu favor.

Não esqueça do portfólio online, para apresentar seus trabalhos na área de comunicação.

Seja presente na internet para que suas chances de boas vagas em Jornalismo Digital aumentem, não só com práticas mas também com teorias.

O Cv é sua identidade para que seja contratado. Afinal, você é o que tem nele. Vale a pena lhe contratar? Sabe tudo que precisa de textos para web?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *