Search
Close this search box.

Entenda a Importância da Apuração em Jornalismo

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Fernanda Felix

Fernanda Felix

Com a necessidade de publicar notícias o mais próximo possível do tempo real, o processo de apuração em jornalismo teve seu tempo hábil de produção reduzido ao máximo.

Preparar a pauta, elaborar perguntas de entrevistas, editar e publicar matérias é uma missão que necessita de tempo, por isso o entendimento de cada passo e proatividade são capacitações importantes.

Diante disso, a atenção do jornalista deve ser redobrada para cumprir todos os requisitos das técnicas de apuração e evitar publicar erros.

Apuração em Jornalismo:

A apuração jornalística é guiada por informações estabelecidas na criação da pauta.

Neste roteiro constam dados do tema a ser apurado, enfoque a ser seguido, possíveis fontes e seus contatos, além de horários e endereços de captação de imagens e entrevistas.

Antes de partir para o trabalho de campo, o jornalista deve preparar o conteúdo das entrevistas, que irão alimentar o conteúdo a ser apurado.

Erros a serem evitados na Apuração em Jornalismo:

Com o deadline cada vez mais curto, englobando uma extensa lista de tarefas do processo de apuração ser feito, é comum ocorrer deslizes e erros ficarem evidentes.

Para fugir disso, fique atento ao incluir informações, seja a descrição de uma cena, ou números de dados apresentados como oficiais.

Um erro que vai a público, prejudica a credibilidade do conteúdo. Esse efeito negativo causado pelo desencontro de informações em uma matéria, se chama “barriga”.

Nunca deixe de checar informações em diversas fontes, até encontrar equilíbrio nas respostas.

Falhas de apuração em Jornalismo pode resultar em propagação de fake news. Há também o risco de gerar “nariz de cera”, termo que identifica publicações confusas, com conteúdo raso e sem credibilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *