Search
Close this search box.

Aprenda as diferenças entre Textos Jornalísticos e Acadêmicos

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Fernanda Felix

Fernanda Felix

Na rotina do estudante de Jornalismo, há dois tipos de texto que são bastante explorados: os textos jornalísticos e acadêmicos. Com estudo e prática é possível conhecer bem como utilizá-los de forma eficiente e saber as diferenças entre textos.

Diferenças entre textos

Aprenda as diferenças entre Textos Jornalísticos e Acadêmicos

Para cada tipo de texto, existem características que representam a sua finalidade.

Assim, é possível interpretar os formatos de escrita e qual é o propósito de cada conteúdo.

Embora tenham funções distintas, é comum que ocorra dúvidas quanto ao modo de escrita.

Por isso, serão listadas a seguir, as diferenças de cada um dos estilos de texto.

Características dos textos acadêmicos

O texto acadêmico tem o objetivo de construir conhecimento por meio de investigação científica, cultural, artística ou filosófica. Atenção para conseguir estabelecer as diferenças entre textos científicos e os acadêmicos, pela facilidade da metodologia científica entre eles.

É realizado um estudo específico sobre um tema, baseado em fontes confiáveis que possam ser consideradas referência.

Ao final do estudo é apresentada uma conclusão que aponta uma crítica, hipótese, ou mesmo sugestões de futuras pesquisas sobre o objeto de questão.

Para elaborar um texto acadêmico é necessário utilizar linguagem formal, e de forma objetiva. Há também uma preocupação estética que deve ser seguida.

O modo de escrita das publicações deve ser simples, para que o leitor compreenda o contexto e acompanhe o raciocínio até o final.

Geralmente o espaçamento, tamanho, tipo de fonte, a utilização de negrito e itálico seguem padrões estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Tipos de textos acadêmicos

Livros: É o modelo clássico de divulgação de estudo científico.

Atualmente é mais utilizado para coletâneas, com conhecimento que tenha valor para um determinado período histórico.

É voltado para o público leigo, muito aplicado para o uso didático.

Artigos: São publicados em revistas periódicas, que tratam de pesquisas voltadas a um determinado tema.

Servem para debater em textos menores, um objeto específico dentro da área de estudo.

• Também se encaixam nos textos acadêmicos, obviamente, as teses, entre outros trabalhos feitos durante o curso de formação, que no primeiro momento não tem a finalidade de fazer parte de publicações.

Características dos textos jornalísticos

Os textos jornalísticos tem a função de informar. Na produção do texto, é realizada a apuração dos fatos que envolvem o tema para confirmar a veracidade do conteúdo.

A escrita jornalística é objetiva, com frases curtas e numa linguagem simples, para que a compreensão do conteúdo seja fácil e atenda o público de massa.

O texto jornalístico está presente em todos os meios de comunicação, adaptado conforme o tipo de veiculação. Impressos, tv, rádio, mídias online: cada tipo de veículo tem o seu estilo de escrita, para atender seu público-alvo.

A base da redação se concentra no lide, onde estão as principais informações do conteúdo a ser tratado. Respondendo as perguntas: o quê, quem, quando, onde, como e por quê.

A linguagem jornalística pode ser abordada de acordo com gêneros textuais, entre eles, o narrativo, o descritivo, o opinativo-dissertativo, etc.

Para cada estilo é possível desenvolver um texto correspondente.

Diferenças entre texto científico e jornalístico

O Texto Jornalístico é baseado em circunstância, procurando demonstra-las, tratando o conteúdo de forma imparcial ou não (texto opinativo referido no subtítulo acima).

Já o texto científico é baseado em dados científicos, comprovados, após conclusões, levantamentos, investigações provenientes de profissionais científicos, que trabalharam em cima do assunto e podem diagnosticar com clareza não fatos levantados de acordo com o acontecimento (Jornalístico), mas sim estudado e concluído perante sua confecção.

Saber as diferenças entre textos como este facilitará os futuros cronistas a criar e interpretar notícias para o dia a dia.

Tipos de textos jornalísticos

Notícia: Texto de caráter informativo, de um acontecimento recente a ser divulgado de imediato, que precisa ser descrito de forma imparcial.

É iniciado com o lide, seguido de detalhes complementares que formam o corpo da notícia. Neste tipo de texto é usada a linguagem direta e formal.

Editorial: São textos jornalísticos de caráter opinativo, onde o autor exprime a opinião do jornalista, ou representando a posição de um veículo diante a um tema.

Não há obrigação de ser imparcial, e pode ser escrito numa linguagem menos formal. Do lide é tirado o conteúdo a ser analisado.

Nota: Texto curto, onde só é apresentado apenas o lide. Ou seja, só consta as informações principais de forma breve.

Modelo utilizado para divulgar o complemento de algum assunto já publicado, ou quando a apuração do restante da notícia ainda está em percurso.

Veja também:

Descubra as diferenças entre gêneros e tipos de textosComo escrever boas matérias jornalísticas com 4 fatoresComo construir uma boa matéria jornalística usando a frase núcleo.

4 respostas

  1. Sou aluna do primeiro semestre de jornalismo e estou me apaixonando mais pela área a cada conteúdo estudado. Não poderia deixar de dizer que cada publicação na academia do jornalista faz total ligação com os tópicos que vejo nas aulas e estou amando poder fazer essa ligação de aprendizado com professores e com o blog.

    1. Amanda, que notícia boa!

      Fico feliz em poder ajudar e ver que nossos conteúdos são complementares ao seu estudo, uma vez que nosso objetivo é justamente esse, poder colocar a prática, uma linguagem mais fácil o mesmo conteúdo aprendido, só que colocando de acordo com o que o mercado quer dos novos jornalistas. Esse é o nosso diferencial, facilitar a teoria com o que realmente vai ser utilizado, e olha, já tivemos várias cases de sucesso com a nossa companhia, tenho certeza que você será mais uma. Obrigada pelo feedback positivo, para também podermos melhorar sempre mais.

      Já conhece nossas outras mídias e a nossa novidade de curso no mercado de Jornalismo Digital, para Agosto?

      Abraço e até a próxima pauta.

  2. Sou jornalista da profissão repórter.. Caco Barcellos TvGlobo.. seus árticos, em telejornalismo ajudam muito neste processo seletivo acadêmico. Continuem assim sempre proporcionando o melhor conteúdo.

    1. Que honra este feedback, Leonardo. Fico feliz de com nosso trabalho gerar melhorias na profissão. Espero você em nossas mídias sociais e em nossa plataforma de cursos Jornalista Pro.

      Até as próximas pautas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *