Search
Close this search box.

Diferença Entre Notícia e Reportagem de Acordo com a: Forma, Pauta e Lide

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Fernanda Felix

Fernanda Felix

A reportagem jornalística nos mostra em detalhes e abordagens mais densas, atualizações de uma notícia jornalística ou simplesmente assuntos que ainda não foram noticiados mais são complexos e precisam de um enredo mais extenso e recheado de dados e entrevistas.

Geralmente com assuntos interessantes para o público, podendo ser lida hoje, amanhã, semana que vem ou anos (depende do tema).

Comece a entender como estabelecer a diferença entre Notícia e Reportagem neste artigo.

Porém a notícia se esgota no registro, a reportagem só se esgota no desdobramento, no amplo relato dos fatos. Enquanto a notícia jornalística nos diz no mesmo dia ou no dia seguinte sobre o fato ocorrido.

Após esta introdução com relação à diferença primária, vamos entender quanto à forma, pauta jornalística e lide jornalístico pode ser estruturada uma notícia e reportagem jornalística.

Diferença entre Notícia e Reportagem quanto a Forma:

Notícia

Pirâmide invertida quase sempre traz as principais informações do fato, respondendo as 6 perguntas do lide jornalístico (o que, quem, quando, como, onde e por que).

Reportagem

Não é preciso trabalhar com a pirâmide invertida porque há uma exposição dos fatos podendo ser usado de forma variada, de acordo com o clímax do assunto e não necessariamente (porque também pode) da ordem temporal do ocorrido.

Até porque uma reportagem pode tratar um assunto com o um todo, o histórico, diferente da notícia que apenas noticia algo atual, novo.

Diferença entre Notícia e Reportagem quanto a Pauta:

Notícia

Só existe quando há um acontecimento recente e por isso ela (pauta jornalística) é mais simples e direta, objetiva. Pois neste caso, basicamente ela serve para orientar o repórter.

Reportagem

Ela é elaborada e exige uma pesquisa aprofundada e detalhada.

Onde expõe o plano de ação e todos os itens necessários para a construção de uma matéria de sucesso.

Seja artigo, reportagem ou notícia.

Diferença entre Notícia e Reportagem quanto ao Lide:

Notícia

A informação resumida do que aconteceu, respondendo as 6 perguntas do lide.

Visando prender a atenção do leitor e despertar o interesse em ler o resto da notícia jornalística.

Reportagem

Não há necessariamente um lide jornalístico definido. As perguntas são respondidas também, mas mesma forma, porém sem a regra fixa da pirâmide invertida (que é na ordem decrescente do fato – último corrido – para o primeiro ocorrido, como em uma notícia jornalística).

Como o lide, após o título e a imagem da matéria jornalística (seja ela notícia ou reportagem, artigo…) é a parte mais importante para captar o interesse do leitor, ele deve ser muito bem elaborado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *