Diferença entre Jornalismo Interpretativo e Opinativo

Quer receber nossos conteúdos e avisos de cursos por e-mail ?

Pode parecer óbvio, mas os textos interpretativos e opinativos são muitas vezes confundidos entre gêneros jornalísticos. Confira a diferença entre o Jornalismo interpretativo e opinativo aqui neste artigo. 

O Texto no Jornalismo

Os textos jornalísticos são usados pelos meios de comunicação, como a TV, rádio, revista, site, jornal impresso, entre outros veículos, com o objetivo de passar uma informação, um comunicado, um entretenimento… de forma que o público absorva o que está sendo passado.

Para isso, existem os gêneros jornalísticos, entre eles, o interpretativo e o opinativo.  

Interpretativo X Opinativo

Interpretativo

Interpretar é a arte de entender na íntegra. Seja um filme, uma música, um quadro, uma questão da prova…

Sendo assim, o jornalismo interpretativo é fazer o público entender o que ele está consumido.

É analisar, estudar, se aprofundar,  tornar claro o assunto em questão, de forma que o leitor, telespectador ou ouvinte saiba entender o fato em sua totalidade. O jornalismo interpretativo está a serviço da população em não só passar uma informação, mas fazer com que seja entendida na íntegra.

O gênero interpretativo, na maioria das vezes, está longe de ser uma Fake News.  

Opinativo

Opinar é algo que está em alta nessa era digital, porém para o jornalismo opinativo não é só expor o que gosta ou não gosta, se concorda ou não concorda.

Dessa forma, a opinião do jornalista, ou do especialista, deve ter base, conteúdo e credibilidade. para que o público seja convencido do motivo da opinião relatada sobre o tópico explorado pelo avaliador da questão.

A diferença entre Jornalismo interpretativo e opinativo

Diferença entre jornalismo interpretativo e opinativo

Portanto, o jornalismo interpretativo te faz entender o jornalismo opinativo mostra o que ele entendeu. Logo, o jornalismo interpretativo e opinativo são confundidos, porém muito diferentes.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preparamos um modelo de pauta para você.