8 erros cometidos em texto para web pela falta de um curso especializado

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Uma das vagas que mais abrem no mercado da comunicação atualmente é Redator para web, ou seja, profissionais ou estagiários que tenham domínio na escrita do texto para web, com suas técnicas e padrões de redação exigidos.

Com o advento do Jornalismo Digital e Marketing Digital, que trazem mais clientes para as empresas, os candidatos a cada dia buscam mais capacitações em cursos nesta área, afinal é através do currículo que as empresas chamam você.

A temática e o texto para web produzido, é como um motor para o marketing da empresa, o chamado inbound marketing, onde a empresa precisa de candidatos que saibam em seus textos vender o que a empresa precisa.

Lembrando que vender não significa somente converter em dinheiro, mas sim em autoridade, dizer que a empresa é capacitada para a ação, dizer quem ela é, o que ela faz, o que ela vende… antes de fato, vender.

Saber a diferença entre um texto comum e um textos focado nas estratégias, objetivos em resultados na web.

8 erros cometidos em texto para web:

1. Fuga da pauta

Saber fazer e compreender os pontos de uma pauta é a tarefa principal e essencial.

Todo conteúdo feito sem planejamento ou sem atender o que é exigido pelo editor ou supervisor, corre sérios riscos de descumprir a estratégia correta.

Fique sempre atento ao que o título está orientando, como foco do texto, à palavra-chave escolhida e aos detalhes que são passados no encaminhamento.

Garantindo cumprir o que seu cliente precisa dentro da empresa ou agência.

2. Estrutura incorreta nos textos

Para que o seu leitor tenha interesse e facilidade em ler seus conteúdos, trabalhosamente concluídos, é preciso estar adequado a estrutura exigida na web.

Devemos investir em textos que se dividem em blocos, usar imagens, colocar em negrito o que for mais importante e utilizar bastante das listas (dentro do bom senso, isso é tudo).

3. Linguagem incorreta

A linguagem usada para um adulto do RJ, não é a mesma usada para um adulto de outro estado, por exemplo.

Os interesses são outros, as necessidades também, a forma de compreensão e muito mais, por isso qualquer conteúdo contado de uma forma errada, em cima de um público errado, acarretará em textos para web que não são lidos, logo cliente insatisfeito, você demitido.

4. Incoerência e erros de português

Quem trabalha com a escrita não pode em hipótese alguma desconhecer da língua portuguesa e sua ortografia e gramática.

Erros de português serão a gota d’água para sacramentar não contratações só de olhar o teste no processo seletivo, além de lógico a incoerência nos textos.

Já ouviu falar em coerente e coeso? Você precisa além de estar coerente com a pauta, como falamos no item 1, está coerente com cada linha escrita.

Seu texto é como uma música, precisa ter sintonia.

Com a escrita em blocos de notas, Word e semelhantes, e mais ainda com a possibilidade dos erros de digitação, a escrita dos textos para web acabam sendo vítimas de muitos erros após publicados.

5. Falta de CTAs ou CTA mal elaborado

Aposto que você, como ainda busca aprender a ser um redator web, não sabe o que são os CTAs não é?

Mas, você sabe que são essenciais para o sucesso de um conteúdo para web, se não não estaria neste artigo.

Os Call to Actions (CTA) são as chamadas para a ação, ou seja, que fazem com que o seu cliente possa tomar uma decisão na hora, sem pensar.

Exemplo: ler até o final seu texto para que no fim possa vender a solução do que ele busca na leitura.

Em um texto estes termos devem ser escolhidos com cuidado e cabe a você, um redator web capacitado, apresentá-los da forma mais atrativa para o leitor, sabendo quais são e como usá-los de uma forma leve, fluida.

6. Palavras-chave erradas

Toda conteúdo tem que ter um foco, e esse foco é entendo pelo google como palavra-chave.

Então não saber como usar as palavra-chave é algo que simplesmente leva seus artigos para a última posição do Google.

7. Não saber conhecer a persona, público alvo

Não conhecer sua persona é querer se casar com alguém que você não conhece ou no mínimo conhece pouco.

Você não vai saber os hábitos, os desejos, os problemas.

A internet está fazendo com que a comunicação seja cada dia mais personalizada.

Por isso saber exatamente quem é o seu público é fundamental.

A forma que um adolescente paulista se comunica é totalmente diferente de um adolescente da mesma idade que mora no sul do país ou até mesmo no nordeste.

8. Falta de aplicação das técnicas de SEO em seus textos

Se você não sabe ainda, SEO são técnicas que você implementa em seu texto para web, para que o mesmo seja visto pelo Google.

Isso é mais do que fundamental, pois ter tráfego orgânico é o que mais se procura hoje em dia.

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