Como fazer um planejamento de carreira pra Jornalista

Tempo de leitura: 3 minutos

O Jornalista atualmente, principalmente o estudante de jornalismo, tende sempre a busca por MAIS oportunidades, para assim montar o seu currículo/portfólio de práticas, porém para ter MELHORES oportunidades, o jornalista precisa ter algumas certezas montadas no papel, o chamado planejamento de carreira pra jornalista, e assim não perder o foco de direção e se conhecer para resolver onde melhorar.

Esse planejamento de carreira para jornalista vai lhe afirmar no desejo da carreira que escolheu lhe trazer uma meta e uma orientação dos passos a seguir para chegar até ela. Como isso?

Você precisa se conhecer muito bem, e designar para sua vida profissional pontos a traçar positivamente, e segui-los diariamente para chegar até o sucesso.

Como fazer um planejamento de carreira pra Jornalista

1º passo para o planejamento de carreira pra jornalista:

Definir o que você quer fazer e aonde quer chegar com isso.

2º passo para fazer um planejamento de carreira pra Jornalista:

Após identificar o que você quer fazer, porque gosta e tem domínio neste perfil, tenha foco de direção neste caminho, porém de forma ÚNICA (somente no caminho que escolheu seguir).

Jornalismo é uma área extensa e dentro dela existem várias áreas, qual é a sua? Onde o mercado está mais propenso.

3º passo para fazer um planejamento de carreira pra Jornalista:

Com o 1º e 2º passo definido, procure atividades de capacitação somente nesta área escolhida dentro do jornalismo.

Estude-a mais, faça cursos extensivos, complementares, participe de eventos, palestras, workshops, fóruns, aulas extras, tudo isso além da graduação (que hoje é trivial e básico com relação a diferenciação do aluno ou formado no mercado de trabalho).

Crie práticas pessoais, como blog, site, canal no YouTube, Fan Pages (se promova como profissional da área escolhida).

Quanto mais você sabe, mais você ganha (R$ e oportunidades).

4º passo para fazer um planejamento de carreira pra Jornalista:

Faça uma análise swot (pontos fracos/fortes/oportunidades) do seu perfil após as atividades de capacitação, para você descobrir onde e como trabalhar em cima dos seus pontos fracos e amadurecer seus pontos fortes baseado nas oportunidades provenientes do seu perfil.

5º passo para fazer um planejamento de carreira pra Jornalista:

Elabore estratégias para alcançar os objetivos estipulados no 1º passo. Como exemplo de estratégias, busque se aperfeiçoar nos seus pontos positivos (aprender mais a fundo, se atualizar, se adaptar ao mercado. Se já se capacitou a fundo em uma área ou assunto, busque se reinventar, fazer diferente, melhor que antes).

Estar sempre de olho no mercado, suas exigências (dentro da sua área de atuação), atualizações e adaptações de perfis, para que esteja sempre com maré favorável ao seu desempenho.

Sempre analisar as vagas na Catho, Indeed e Vagas. com (as maiores plataformas de oportunidades) e suas exigências e se manter capacitado em cima das mais usadas.

6º passo para fazer um planejamento de carreira pra Jornalista:

Faça network, procure estar perto de pessoas influentes, os maiores players da área escolhida, lá no 1º passo.

A troca de informações, trabalho, amizade e favores amadurece possíveis indicações para cargos ou trabalhos interessantes ao seu perfil.

Tenha sempre na mente que você é a média das 5 pessoas com que você  mais convive.

Quem não é visto, não é lembrado.

7º passo para fazer um planejamento de carreira pra Jornalista:

Manter o currículo atualizado e disponível a contratações, portfólio sempre voltado para práticas na sua área (como decidido e falado no 1º passo).

Deixar os seus perfis das redes sociais favoráveis a você como profissional, empenhado, proativo, atualizado e amante do que faz. Sugiro inclusive a criação de um LinkedIn, onde suas tarefas e buscam focam em capacitação e mercado de trabalho, sendo 100% visto como atuante e ótimo profissional da área.

Modelo: Planejamento de Carreira pra Jornalista

O planejamento de carreira pra jornalista orienta o estudante ou profissional formado a ter direção, metas e resultados positivos pra gerar valor no currículo e no mercado de trabalho.>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*