O Jornalismo agora virou Jornalismo Digital

Tempo de leitura: 2 minutos

A internet transformou o modo de gerar informação. O Jornalismo digital fez com que as notícias sejam atualizadas em questão de segundos, para chegar em milhões de pessoas diretamente em telas que cabem na palma da mão.

Jornalismo Digital sai na frente. Porque?

Com a aceleração dos processos, o Jornalismo mudou e seu modo de atuação tradicional perdeu muito espaço no mercado de trabalho.

As redações não precisam mais de tantas etapas para finalizar uma matéria. Processos que antes eram realizados por grandes equipes, hoje em dia podem ser concluídos por apenas uma pessoa e dentro de um deadline cada vez mais curto.

A conversão de mídias também agilizou o processo informativo. Na internet você encontra numa mesma publicação: texto, imagem, áudios e vídeos.

É a oportunidade de escolha que o público tem de decidir como irá consumir a informação, e isso é sonho de consumo inclusive seu.

Se coloque no lugar do leitor, é tamanha facilidade ter o que gosta, no que procura.

Essa nova realidade informativa refletiu na redução de emissoras de rádio e jornais impressos.

Embora ainda exista público e funções de comunicação relevantes para estes veículos, o número de funcionários atuantes é mínimo.

As chances de trabalho no mercado atual para veículos tradicionais são escassas. Embora o trabalho em mídias de massa tradicionais siga em alto volume, a entrada de profissionais recém formados é bem pequena, ao se comparar a atuação no jornalismo digital.

Os veículos de comunicação que se atualizaram estão hoje na internet, com um custo benefício muito mais vantajoso. A necessidade gerou demanda, e deu espaço a muitos jornalistas que acompanharam a evolução do trabalho jornalístico do offline para o online.

Diante disso, saber produzir textos para web se tornou uma necessidade para se manter competitivo no mercado de trabalho, tendo em vista que a escrita não é a mesma e precisa de muitos itens que não são sequer conhecidos.

Ainda que a televisão continue sendo a maior mídia de comunicação em massa, não há tantas oportunidades para novos jornalistas nesse meio, quanto no Jornalismo Digital.

As novas funções da comunicação no meio online favorecem o mercado atual no jornalismo digital.

Mesmo os veículos de comunicação que atuam no modo offline, têm a necessidade de manter sua parte online ativa, para que seu público interaja com suas informações também na internet.

O jornalista precisa estar por dentro de todas as novidades que envolvem os métodos de comunicação.

Para criar uma carreira profissional, é necessário estar disposto a aprender diversos métodos de atuação, e assim acompanhar o fluxo do mercado de trabalho.

Quanto mais conteúdo prático o jornalista souber, mais chances de obter um salário elevado. Invista sempre em cursos complementares, pós-graduação e networking.

Compartilhe informações e dúvidas com colegas de profissão, para expandir seus conhecimentos.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*