Como Escrever Boas Matérias Jornalísticas em 4 passos

Tempo de leitura: 2 minutos

Escrever boas matérias jornalísticas, depende de alguns fatores essenciais, que mantem o Jornalista preparado para o mercado de trabalho atual.

CLIQUE e inscreva-se no canal: LINK

Como escrever boas matérias jornalísticas

Como Escrever Boas Matérias Jornalísticas em 4 passos

A apuração e elaboração de matérias são os pilares mais importantes da rotina dos profissionais da escrita.

Por conta disso, separamos 4 fatores que merecem sua atenção para a criação de textos atrativos e completos para o seu respectivo público- alvo.

Com isso seus leitores estarão mais bem informados e você, mais habilidoso com a produção de conteúdo.

1) Jornalistas devem evoluir para continuar relevantes

O mundo online se tornou a fonte de furos e notícias em primeira mão, por conta da possibilidade de publicação em tempo real dos acontecimentos.

Rádio, TV e jornais impressos, com o tempo, vão perdendo seu espaço neste ponto, passando para a divulgação das notícias completas, após a apuração total do acontecido.

Cabe ao jornalista se adaptar a textos que caibam no mundo online. Ou seja, publicações curtas e objetivas, atualizadas durante a apuração do fato.

2) O avanço rápido da tecnologia e seus benefícios

Com o avanço tecnológico, seu leque de informações é ampliado em quase 80 %, sendo possível informar em diversas categorias de acordo com o nicho do enfoque, sobre uma vasta gama de questões.

Seja sobre saúde, segurança, tecnologia, política. No mundo online é possível abordar os mesmos temas em diversas linguagens.

3) Uma fonte só não faz verão

Utilize de diversas fontes, sejam em entrevistas ou em pesquisa de dados de outras mídias/veículos.

Dessa forma, sua matéria fica mais completa e informativa, pois as afirmativas estarão comprovadas pelos relatos de personagens ou documentações de origens distintas.

4) Seja objetivo e atraia quem preserva o tempo

Invista nos detalhes mais interessantes sobre o tema que está escrevendo, com frases curtas e objetivas.

Rapidez e objetividade falam mais alto.

Utilizando inicialmente estas dicas, seus textos serão mais atrativos aos leitores envolvidos e adaptados ao jornalismo atual.

Faça uma avaliação pessoal sobre o modo de elaboração de suas matérias, e observe se você está utilizando essas técnicas para otimizar seu trabalho jornalístico.

4 Comentários


  1. Bom dia!
    Por favor, é possível explicar o item 1: “ela disse” do post “4 fatores que o jornalista precisa ter para melhorar sua matéria”?

    Obrigada

    Responder

    1. Olá Ana.
      Primeiramente obrigada pela sua pergunta, interação é sempre muito importante.

      No item 1 deste post, falamos sobre o jornalismo web, os jornais online, que vem ganhando espaço no mercado, pois no online o engajamento, e acessibilidade é bem maior, ainda mais com a utilização das mídias sociais, características que no impresso e na Tv não existem. Com a utilização do celular, isso se evidência bem mais, afinal o que está no mobile está ao alcance de mais pessoas, ainda mais os jovens, em qualquer lugar e em qualquer momento.

      Como no impresso, quanto na Tv, seus textos são pertinentes ao formato, no online é a mesma coisa, uma de suas características é a objetividade, palavras de fácil entendimento e textos curtos. Para isso ocorrer de uma forma verdadeira, exata, o jornalista precisa ter certeza do fato, certeza da fonte, para não divulgar conteúdos equivocados, pois no mundo digital, o “disse me disse” é bem maior, tornando nossa não apuração detalhada do assunto, uma divulgação errada. Isso torna um diferencial para o Jornalista de web, pois notícias fáceis tem muitas, seria só passar pra frente, a apuração detalhada nem todos fazem.

      Espero ter ajudado, qualquer coisa que precisar saber mais: contato@academiadojornalista.com.br

      Beijo

      Responder

  2. Parabéns por mais um excelente artigo. Recebo por e-mail a adoro suas dicas e orientações.
    Uma dica: Dá um corrigidinha na última frase do item 2, pois tem um “os” perdido por lá.

    Responder

    1. Olá Marco! Que alegria poder contribuir na sua carreira com o nosso trabalho. Teremos mais novidades em cursos, com treinamentos novos.

      Acredito que já conheça nossos treinamentos já disponíveis. Se não, neste mesmo site no “menu” cursos, você os conhece e se inscreve.

      Obrigada pela observação do errinho no texto. Vou editar lá!

      Abraço e até as próximas pautas.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*