Search
Close this search box.

Relação entre Jornalismo e Marketing

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Fernanda Felix

Fernanda Felix

A relação entre o Jornalismo e Marketing é mais evidente do que você imagina, e o nome dessa relação é “Inbound Marketing”, tarefa que deve ser realizada pelo Jornalista em prol do resultado que o Marketing vai buscar expor/vender. 

O que é o Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é a forma de fazer a comunicação entre a empresa (com o seu produto, serviço, ideia ou marca) e o cliente (quem vai consumir este item), onde deve ser narrado com foco em atrair, converter e encantar, ou seja, gerando valor entre a conexão do produto, serviço, ideia ou marca e o cliente. 

Como é feito o Inbound Marketing:

Os pilares principais para fazer o Inboud Marketing são escritas em cima do Marketing de conteúdo, SEO e as estratégias das redes sociais.

Onde o resultado será trazer cliente, no caso do Jornalismo, leitor, através da conexão do público alvo em cima da necessidade ou desejo que o produto, serviço, ideia ou marca, despertem. 

Para que não sabe, Marketing de Conteúdo é o processo de criar, publicar e promover conteúdos para gerar a conexão com o cliente comentada acima, de uma forma personalizada e estratégica.

Importante lembrar que deve ser sempre baseada na identificação que o Jornalista deve ter do Público alvo desta empresa. 

Todo esse processo deve ser desencadeado para escrita na web, sendo conteúdo em gênero jornalístico ou comercial.

No qual, qualquer um dois é tarefa do Jornalista atual, chamado de Digital.

Relação entre Jornalismo e Marketing:

Após toda explanação feita acima, ficou mais claro demostrar a relação entre Jornalismo e Marketing.

Onde para que o Profissional de Marketing possa executar diretamente o seu objetivo, há uma dependência do Jornalista, dada em gerar o material de conexão (comunicação) com a empresa – cliente. 

Atualmente a maioria das vagas para estágio ou Jornalistas, é nestas agências de Marketing.

Onde se firma mais ainda a relação desde então existente através da Comunicação Social, que envolve Jornalismo, Publicidade e Marketing.

Saiba mais lendo o nosso artigo: Diferença entre Jornalismo e Publicidade

Exemplos da Relação entre Jornalismo e Marketing:

Empiricus: Se trata da maior Empresa de Educação para Investimentos.

Onde os profissionais que são responsáveis por gerar essa conexão com os clientes, através da escrita dos artigos, não são investidores, mas sim Jornalistas, que obviamente se especializaram em Economia/Investimento. 

Globo Play: Plataforma digital com streaming de vídeos, desenvolvida pelo Grupo Globo.

Os profissionais de Marketing desta empresa, precisa dos comunicadores para poder expor, converter e divulgar juntamente com os Publicitários em suas campanhas comerciais para vender a informação ou simplesmente gerar autoridade e tráfego aos conteúdos expostos pelo Globo Play. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *