Marketing Pessoal

Diferença entre Jornalismo e Relações Públicas

Fernanda Felix
Escrito por Fernanda Felix em 6 de julho de 2020
Junte-se a mais de 12.749 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos

Para os amantes de Comunicação Social, montamos este artigo para tirar suas dúvidas quanto a diferença entre Jornalismo e Relações Públicas.

Ebooks

Planejamento de Carreira pra Jornalista

Diferença entre Jornalismo e Relações Públicas

Hoje estas duas profissões, e também Publicidade e Marketing, andam cada vez mais unidas, devido ao advento da Comunicação Social Digital, o famoso Jornalismo Digital, Webjornalismo, Jornalismo Online…

Ambos são com o propósito de UNIR, COMUNICAR, FAZER RELAÇÃO entre duas ou mais partes, mas existe uma diferença entre Jornalismo e Relações Públicas, sim.

Relações Públicas:

Relações Públicas é a ciência do planejamento estratégico da comunicação organizacional, o que já começa citando uma diferença entre Jornalismo e Relações Públicas.

Seu foco é na imagem pública, para que seja a mais positiva possível, e também presente na formação da identidade de uma empresa/organização.

Como disse acima, Relações Públicas tem em meio a pesquisas e auditorias, o relacionamento entre a instituição e seus públicos.

O chamado RP (Relações Públicas) é capaz de elaborar estratégias e táticas de comunicação, como gestão de imagem, gerenciamento de crises, eventos, comunicação politica e pública, sempre voltado a responsabilidade social corporativa em prol de uma mobilização social.

Jornalismo:

Jornalismo é ciência do ouvir, observar e contar histórias. Mais uma diferença entre Jornalismo e Relações Públicas.

Vai muito além do gostar de ler e escrever.

Os profissionais devem estar preparados para coletar, investigar, escrever, editar, divulgar conteúdo da melhor forma e para mais pessoas…

E tendo sempre como objetivo a VERACIDADE dos fatos para o bem de uma nação.

Relação entre Jornalismo e Relações Públicas:

As agências de Comunicação geralmente têm equipes mistas, com profissionais de Relações Públicas, Jornalismo, Publicidade, Design, entre outros, pois como disse a COMUNICAÇÃO É UM PROCESSO.

Fadado ao fracasso está, o profissional que individualiza: Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade, Marketing, Administração e Design.

Lógico que não é para graduar em cada uma, mas ter noção através de cursos de extensão com certificação e especializações como uma pós.

Quem sabe mais, ganha mais (valores e oportunidades) e ainda tem o direito de exigir alguma coisa.

Como leram, existe uma diferença entre Jornalismo e Relações Públicas, mas também existe muita relação, por conta do processo.

Cada uma destas áreas, se complementam, ou seja, partem do mesmo processo de levar uma informação seja ela qual for, e estabelecer uma conexão.

Dentro de um ambiente corporativo: os jornalistas, com apurações, pesquisas, investigações, produção de conteúdos, divulgações, usando partes do Marketing e Publicidade; e por sua vez, Relações Públicas coopera com suas habilidades de relacionamento com os públicos e estratégias sobre as organizações.

Ambos necessitando uma expertise em Administração e Design, afinal é preciso também expor sua informação da melhor forma possível: Arquitetando e demonstrando.

Aproveite para entender a relação entre o Jornalismo e o Marketing e também a diferença entre Jornalismo e Publicidade.

Ebooks

Modelo de Currículo para Jornalista

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte-nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *