Search
Close this search box.

Saiba como utilizar as técnicas de SEO para jornalistas na Redação Online

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Fernanda Felix

Fernanda Felix

No Jornalismo Digital, é necessário que o profissional saiba dominar uma linguagem que o aproxime do público leitor para garantir muitos acessos ao seu site.

Para conseguir bons resultados, o Jornalista pode incluir à sua rotina na redação, o uso das técnicas de SEO para jornalistas.

As palavras-chave são o segredo do bom desempenho de seu material.

Um texto bem elaborado junto ao SEO fará com que seu trabalho seja encontrado com maior facilidade e considerado relevante.

Por isso, saber quais são os termos mais buscados em pesquisas, que sejam relacionados ao seu texto fazem a diferença.

Quando for postar sua matéria, fique atento as meta tags para utilizar suas palavras-chave.

Mesmo que o Jornalista não entenda de códigos, algumas meta tags aparece nas configurações das interfaces de publicação.

Devem ser editadas para auxiliar nos bons resultados de busca do conteúdo com o SEO.

É importante que a palavra-chave definida apareça no título da matéria, na URL, em tags, e pelo menos uma vez a cada parágrafo.

Este método não vai interferir no seu modo pessoal de escrever, nem atrapalhar algum modelo editorial que esteja sendo seguido.

Técnicas de SEO para jornalistas:

Title tag: Define o título das páginas.

O título é o principal atributo para um bom posicionamento nos sites de buscas e precisa ser curto.

Fique atento para não ultrapassar o máximo de 70 caracteres.

O Google lê apenas 63 caracteres, por isso procure definir títulos impactantes e objetivos, para chamar a atenção do leitor.

Tag Description: Onde fica a descrição da página.

A descrição acompanha o título da matéria, e deve conter no máximo 250 caracteres.

O Google também cortará esse conteúdo para 160 caracteres quando for aparecer nas buscas.

A tag de descrição serve para fazer uma apresentação nos buscadores sobre do que se trata o conteúdo da sua página.

O Jornalista deve ser criterioso com o que ilustrará sua descrição, para garantir que seu texto seja atrativo.

Tag Keywords: Agrupa todas as palavras-chave relevantes do texto.

Quando o Jornalista escolhe as palavras-chave, ele precisa estar ciente que esses termos devem ter estar presente em todos os pontos estratégicos de busca.

Essa combinação reflete em bons posicionamentos nas pesquisas.

Procure grifar em negrito as palavras-chave do SEO nos parágrafos, para facilitar aos buscadores a encontrá-las.

Outra dica fundamental para os Jornalistas digitais é fugir dos conteúdos repetidos.

Uma grande quantidade de veículos publicam textos idênticos ou quase sem alteração, procedentes de agências que disponibilizam a matéria já pronta.

Quando os buscadores localizam conteúdo igual em URL’s diferentes, os algoritmos eliminam o link da busca, definindo como conteúdo duplicado.

Para evitar ser excluído da busca, procure fazer uma leitura original da matéria.

O ctrl+c e ctrl+v atrapalham as técnicas de SEO para Jornalistas, e comprometem o resultado final do trabalho feito na redação.

Veja também:

Utilize 4 técnicas de SEO no Jornalismo e se destaque no mercado

07 Ferramentas de otimização de conteúdo para jornalistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *