O Jornalismo em tempos de mídias sociais ganhou novos métodos de transmitir informação, que otimizaram o trabalho nas redações.
Com o auxílio das novas tecnologias, os veículos tradicionais começaram a explorar as plataformas digitais para compartilhar conteúdos diferenciados de forma gratuita.
Para definir quais redes sociais são compatíveis com o veículo que o jornalista atua, é preciso observar algumas características que irão justificar o uso para compartilhamento.
As relações de valores, objetivos em comum entre o veículo de comunicação e o leitor, além dos interesses pessoais do público-alvo influenciam na decisão do uso de determinada rede social.
É importante que todos estes itens sejam estudados para entender se a ferramenta será eficiente.
A escolha correta terá como consequência, o compartilhamento da mensagem, e a discussão sobre o assunto.
Para criar vínculos, é fundamental que o jornalista estimule estas práticas do leitor, respondendo dúvidas, críticas e elogios.
Jornalismo em tempos de mídias sociais:

Observe suas características e compreenda as vantagens de utilizá-las como ferramentas para compartilhamento de notícias e assim, se destacar no mercado jornalístico.
Jornais utilizam o Facebook para compartilhar links de notícias selecionadas, durante determinados horários, diariamente.
Também é utilizado para transmissões ao vivo de eventos ou entrevistas. Ao ocorrer furos de reportagem, esta rede social é acionada para divulgar a notícia em suas primeiras informações, enquanto a apuração ainda está sendo feita.
Posteriormente, com todos os detalhes, a matéria é divulgada em outros formatos e retorna ao Facebook como link de compartilhamento.
Veículos de rádio utilizam o Twitter assiduamente para divulgar notícias locais, como previsão do tempo, condições do trânsito e acidentes.
A plataforma digital também é ponte de comunicação com o público, que envia sugestões de pauta e denúncias, que são apuradas para aproveitamento posterior.
Youtube
Conteúdos extras de jornais da TV, bastidores, matérias especiais de veículos de rádio e entrevistas vindas de matérias de jornais impressos, tem ganhado espaço no Youtube.
O site de compartilhamento de vídeos conta com diversos canais de massa, além de jornalistas amadores ou recém-formados.
O espaço otimiza a publicação de vídeos que podem ser compartilhados em outras redes sociais.
Também ser utilizado como uma espécie de arquivo para matérias em formato compactado.
O aplicativo de troca de mensagens instantâneas auxilia o jornalista em diversas tarefas.
É possível receber mensagens de texto, arquivos de áudio, imagens e vídeos. Com estas facilidades, o aplicativo é usado na apuração de notícias, entrevistas e envio de pautas.
O WhatsApp também serve como canal de comunicação com o leitor, utilizado por veículos de rádio, impressos e TV.
Atualmente, estar presente nas plataformas digitais significa estar de acordo com as evoluções das tecnologias da informação.
O Jornalismo em tempos de mídias sociais segue em constante aprimoramento de utilização, ainda sem um padrão definido a ser combinado com a criatividade dos profissionais.
Leia assuntos relacionados a mercado:
Pós-Graduação em Jornalismo, conheça e se especialize
Conheça os pontos positivos e negativos de ser um Freelancer
Novidade: Jornalismo de Dados e sua importância para o Jornalista atual
Saiba como utilizar as técnicas de SEO para jornalistas na Redação Online
Saiba como escrever um bom texto para web e se destaque no mercado