Search
Close this search box.

07 Ferramentas de otimização de conteúdo para jornalistas

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Fernanda Felix

Fernanda Felix

A internet possui diversas ferramentas que podem ser úteis para o novo jornalista. Com o Jornalismo Digital, ferramentas de otimização de conteúdo estão em evidencia, dentre elas, algumas podem fazer a grande diferença no seu trabalho diário, ou até os mais complexos que levem meses. 

Contando com essa situação, listamos abaixo algumas que facilitarão suas tarefas, da mais simples a mais rebuscada.

Ferramentas de otimização de conteúdo

1. Trello

É útil na hora de organizar todos os processos feitos durante o trabalho.

É possível listar todas as tarefas feitas, a fazer, tarefas para revisar, etc.

Também é possível anexar documentos nos cartões de atividades e estipular prazos de entrega, os chamados deadlines.

2. Google AdWords Keyword Planner

Oferece a possibilidade de analisar dados como concorrência e o volume de buscas por palavras-chave.

Também fornece informações de previsões de desempenho de cliques.

3. Google Alertas

A ferramenta de e-mail permite a assinatura de temas que podem auxiliar o seu processo de produção.

Ao procurar por palavras-chaves na plataforma, alertas de publicações são enviados para o seu e-mail, te deixando por dentro do assunto desejado e fornecendo fontes futuras de publicação.

4. Google Analytics

Calcula resultados da internet, analisando o comportamento do seu público.

Fornece uma visão geral dos acessos do site, das visitas via celular, páginas mais visitadas, e outros “N” itens.

5. Insights Facebook

Também analisa resultados, mas somente no Facebook, deixando por dentro, o andamento da sua Fan Page, além de disponibilizar dicas para alcançar o seu público-alvo com mais facilidade através dos seus post’s.

6. Facebook Signal

Identifica conteúdos que podem ser utilizados em suas matérias, por meio de categorias.

Também reúnem publicações do Instagram que podem ser fontes interessantes, de acordo com o tema escolhido.

7. Anúncios do Facebook

A plataforma dá a chance de promover post’s.

Também oferece criação de campanhas segmentadas, o que te dá a oportunidade de promover diretamente para o seu público-alvo.

É possível criar campanhas com anúncios para cada tipo de plataforma que você queira alcançar, como aplicativos, feed de notícias, etc.

2 respostas

    1. Não tenha dúvida, Bôsco! Todo dia exige uma atualização, ainda mais com este mercado digital, e ficar de fora será o início de um fracasso.

      Continue nos acompanhado por aqui no blog, toda segunda tem conteúdo novo, e nos demais dias, terão outros conteúdos nas demais mídias, como vídeos, infográficos, pockets 🙂 Aproveita e chama os amigos.

      Um forte abraço e até as próximas pautas, como agora, o nosso Workshop gratuito, Jornalista de Sucesso! Inscreva-se 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *