Search
Close this search box.

Você não sabe como construir textos para Telejornais? Agora é a hora

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Fernanda Felix

Fernanda Felix

Para elaborar textos para telejornais, o Jornalista precisa ficar atento a detalhes que são fundamentais para passar uma mensagem clara e objetiva. A seguir, vamos destacar características a serem exploradas durante a produção do texto jornalístico.

Textos para telejornais

Na tv, a voz do jornalista é o maior instrumento de comunicação. E para passar a mensagem proposta, é necessário que o texto seja falado em tom de conversa. As frases curtas facilitam o entendimento por espectadores de diferentes públicos.

Mesmo que a ideia central seja atingir um grande número de pessoas, a linguagem coloquial é padrão. No telejornal não existem gírias, nem comportamento muito informal.

A ordem de apresentação dos fatos também é muito importante nos textos para telejornais. As matérias precisam ter início, meio e fim, evitando tornar o discurso muito extenso, devido ao curto tempo de exibição.

O Jornalista precisa elaborar o lide sem rodeios, onde a ideia principal da notícia seja apresentada de início. Isso porque o telejornal é alimentado de imediatismo, e funciona melhor quando o texto está em linguagem direta. As frases devem aparecer com sujeito, verbo e objeto.

Para ilustrar com precisão os fatos, as imagens devem ser descritas com clareza, para que o espectador compreenda a história. O público precisa se sentir próximo à cena observada na tv, e assim poder definir sua opinião sobre o fato.

Técnicas que facilitam a elaboração de textos para telejornais

Existem técnicas que podem agilizar a apresentação dos textos para telejornais, e são trabalhadas durante a produção do conteúdo.

  1.  As páginas utilizadas para escrever o texto do telejornal são divididas no meio para deixar a leitura mais fácil. No lado esquerdo da folha, fica o espaço para anotações sobre a apresentação das imagens, sonoras e informações do VT;
  2. Já no lado direito, ficam os textos que serão lidos pelos apresentadores. É importante que todo o texto esteja em caixa alta. Para destacar os finais de frase, no lugar de ponto final, se usa uma barra (/);
  3. Os números que aparecem nos textos de telejornais são escritos por extenso. Outro cuidado necessário são as siglas. Após de serem ditas, é importante que sejam identificadas, pois nem todos têm conhecimento do significado.

7 respostas

  1. Nesse exato momento estou redigindo texto para telejornal, na verdade estou pautando uma possível matéria para TV. Li e absolvi todas as dicas. Obrigado 🙂

    1. Opa! Que maravilha Rubens!
      Feliz em poder ajudar você, e parabéns por estar praticando seus aprendizados.

      Estaremos com novidades na página muito em breve, fica ligado!

      Forte abraço e até a próxima pauta.

  2. Olá Fernanda, bom ano pra vc!
    Você poderia me tirar uma dúvida por favor?
    No script, do lado direito consta apenas a cabeça da matéria? E o Off do repórter e as sonoras?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *