Tudo o que você precisa saber sobre as etapas da Apuração Jornalística

Tempo de leitura: 3 minutos

Ao criar uma matéria, o Jornalista precisa fazer as etapas da apuração jornalística de forma criteriosa, para destacar os diferenciais que o conteúdo possui.

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Etapas da Apuração Jornalística

O trabalho começa com a criação da pauta. O grau de importância das matérias as definem como pauta quente (um furo, notícia imprevista, assunto do momento) ou fria (acontecimentos previstos, que podem ser feitas em determinadas datas padrão).

Na pauta é possível reunir todas as informações iniciais sobre o tema da matéria. Isso inclui dados como: matérias anteriores, informações de fontes oficiais e possíveis entrevistados.

Nesta etapa também é definido o enfoque da matéria. Ou seja, a estrutura do modo de escrita, baseado no público-alvo e o objetivo da publicação.

Itens encontrados em uma pauta para apuração jornalística

· Tema da pauta, com data e horário;

· Informações sobre credenciais, autorizações, traje específico;

· Dados sobre equipamentos a serem utilizados nas externas;

· Duração da matéria, local de divulgação;

· Enfoque da matéria, fatos a serem destacados, pontos a serem relacionados com outro tema relevante;

· Contato de fontes, e possíveis locais das entrevistas.

Com a pauta finalizada, é iniciada a apuração de campo. O Jornalista vai em busca de informações que irão dar credibilidade ao tema definido. Nessa etapa, a observação é a grande chave.

Ao estar no ambiente que envolve o tema, qualquer detalhe pode levar a grandes descobertas.

Apuração Jornalística: as entrevistas

As entrevistas devem ser preparadas com antecedência. O Jornalista deve ter conhecimento básico sobre o entrevistado, e levar consigo um roteiro de perguntas para agilizar o processo, que poderão abranger o assunto.

O Jornalista deve entrevistar fontes originadas de diferentes situações, de ligação direta ou indireta com o assunto abordado.

É importante ouvir com atenção e analisar com critério os entrevistados para identificar as fontes de maior credibilidade.

O profissional precisa explorar detalhes nas entrevistas, com perguntas abertas, que façam a fonte falar bastante sobre o assunto.

Gravações de áudio da entrevista podem ajudar a não deixar algo importante passar despercebido.

A edição da matéria após a apuração jornalística

Após coletar as informações, o Jornalista precisa selecionar os pontos mais relevantes a serem utilizados. É o ponto final das etapas da Apuração Jornalística.

O texto da matéria começa a tomar forma, dentro de uma quantidade de caracteres definidos e com prazo de entrega para a publicação.

Nesta etapa de apuração jornalística é feita a criação da pirâmide invertida, que irá definir a apresentação das informações do lead (O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?) de acordo com o grau de importância.

Por fim, o Jornalista deve elaborar um título que melhor venda sua reportagem, e desperte o interesse do leitor.

A chamada deve ser uma síntese do assunto central da matéria, de forma clara e objetiva, completando assim as etapas da Apuração Jornalística.

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