Search
Close this search box.

As 4 áreas de atuação em Jornalismo mais cobiçadas pelo mercado

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Fernanda Felix

Fernanda Felix

O Jornalismo está presente de diversos formatos dentro das áreas de atuação do mercado de trabalho. Em cada setor, o jornalista tem uma abordagem específica, para auxiliar sua equipe profissional e intermediar determinadas funções dentro das áreas de atuação em Jornalismo

Os avanços tecnológicos e a crise econômica trouxeram mudanças que influenciaram no modo de trabalho do jornalista atual.

As tarefas tradicionais seguem perdendo espaço para novos modelos de trabalho com o Jornalismo.

As equipes muitas vezes, perdem espaço para atuação de apenas duas ou mesmo uma pessoa.

4 áreas de atuação em Jornalismo mais cobiçadas pelo mercado:

As 4 áreas de atuação em Jornalismo mais cobiçadas pelo mercado

1. Assessoria de Imprensa

A comunicação com a imprensa seja um artista, atleta ou instituição precisa ser mediada por um profissional especializado.

É nesta necessidade que o Jornalista pode acrescentar seu trabalho, sendo um porta-voz do seu cliente. É feita a divulgação de trabalhos, e gerenciamento de possíveis crises.

O assessor também tem a função de auxiliar na comunicação com o público-alvo.

2. Comunicação Institucional

Empresas de grande porte precisam cuidar de sua imagem não só externamente, como principalmente com o público interno.

Essa necessidade vem do intuito de manter o sucesso da empresa. E para isso, sua equipe precisa caminhar de acordo com a missão, visão e valores definidos.

Para isso dar certo, as empresas investem em comunicação institucional, onde o Jornalista pode se destacar ao gerenciar o diálogo entre os funcionários e o núcleo da direção.

São elaboradas ações, que tem o intuito de aproximação e evitar casos que possam denegrir a imagem da instituição.

3. Comunicação Digital

Qualquer tipo de empresa, independentemente de seu produto final, precisa estar presente e ativo na internet. Isso porque os canais de busca online são os mais utilizados na hora de escolher prestadores de serviços.

O trabalho do jornalista se torna fundamental nas redes sociais, websites ou intranet, por exemplo. Nessa área, o profissional cria conteúdos de interesse do público-alvo em questão, além de interagir e responder comentários com dúvidas, críticas e elogios.

4. Fotojornalismo

Todo trabalho de comunicação precisa ser ilustrado. Obviamente, o conhecimento do Jornalista pode ajudar a criar registros que complementem reportagens, artigos, entre outros tipos de postagens.

A imagem tem o objetivo de atrais olhares, que estimulem a leitura, ou que sirva para dar explicações complementares ao assunto.

Para se adequar as tendências do mercado, o Jornalista precisa compreender a importância de estar sempre se reinventando. É fundamental estar atualizado e disposto a aprender novas ferramentas, sem medo de se arriscar em novas áreas.

10 respostas

    1. Que alegria poder ler o seu feedback, António. Ajuda muito a nossa missão!

      Conheça o nosso trabalho, além daqui do blog. Temos cursos orientados ao novo mercado da comunicação, conteúdos gratuitos para que possa baixar e estudar, além de muitos vídeos e infográficos em nossos canais, como YouTube, Facebook e Instagram.

      Nos vemos em próximas pautas! Se inscreva para receber nossos conteúdos, novidades e lançamentos pelo e-mail, sempre que houver.

      Abração!

      1. Faz pouco tempo que me inscrevi aqui neste canal e, desde então, tenho aprendido bastante a respeito de jornalismo em geral. Pretendo comprar, em breve, um pacote de cursos da Academia do Jornalista como forma de me atualizar no mercado de trabalho. Parabéns toda a equipe de profissionais que não mede esforços para orientar e esclarecer temas importantes voltados para a área de comunicação. Lira

        1. Olá Lira, fico muito feliz de poder responder um feedback como o seu, é tão importante para que possamos manter o nosso trabalho.

          Seria um grande prazer te-lo em nossa turma da Formação Jornalista Digital, mas infelizmente não sei se teremos outra turma, este ano tivemos duas edições, mas nos mande um e-mail que vejo a possibilidade de lhe passar o link de inscrição.

          Mais uma vez obrigada por suas palavras! Até a próxima pauta 🙂

  1. Oi pessoal,
    Ainda estudo jornalismo e sou completamente apaixonada pelo curso. Adorei o artigo, porém surge um dúvida, quais são as áreas de Jornalismo mais escassas? Quais devemos mais investir (digo estudar) para entrar no mercado e fazer a diferença?

    Agora FIQUEI muito curiosa.

    1. Olá Gleice, bem vinda aos estudos em Jornalismo.

      O nosso objetivo com a empresa é treinar e capacitar alunos e profissionais de jornalismo ao mercado de trabalho, por isso neste artigo colocamos as áreas que mais empregam. Entendo o que almejou, mas estas áreas escassas não estão contratando, e acredito que o que busca é trabalhar na área, assim como todos os nossos alunos… ou seja, como nosso trabalho é orientar vcs ao mercado, não tem nexo orientar ao mercado que não está contratando pq está mudando. Hoje o Jornalismo é digital, e muitas áreas vão com o tempo diminuir contratações. Ninguém quer ficar desempregado ou ganhando mal né?

      Entendeu? Beijão, e até as próximas pautas para que se torne uma profissional exigida pelas áreas que estão chamando…

    1. Imagina, Vera. Fico feliz que esteja buscando se aperfeiçoar e mais ainda por nós estarmos lhe ajudando nisto.

      Te espero em mais conteúdos, em nossas demais mídias e claro, nos nossos treinamentos.

      Forte abraço e até as próximas pautas (toda segunda temos conteúdo novo).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *