Descubra 4 Pontos Cruciais na Apuração Jornalística

Tempo de leitura: 2 minutos

Ao estabelecer o tema de uma pauta, é necessário seguir com a investigação jornalística do assunto que será explorado para publicação. Para elaborar um trabalho de sucesso, fique atento aos 4 pontos cruciais que serão trabalhados durante tantos outros pontos da apuração jornalística.

Descubra 4 pontos cruciais na Apuração JornalísticaApuração Jornalística: Preparação para trabalho de campo

Com a pauta definida, o jornalista irá fazer trabalho de campo, para coletar informações das fontes do tema em questão, focando no que pode ou não pode.

Para isso, é importante que ocorra um preparo inicial para compreender o ambiente que será visitado.

Apuração Jornalística: Definir a ordem de importância dos entrevistados  

 A credibilidade de uma apuração jornalística depende dos depoimentos coletados das fontes.

Por isso, é importante estudar quais são os entrevistados que possuem mais informações. Ou seja, as fontes mais próximas do tema.

Crie uma ordem hierárquica entre as fontes que serão ouvidas, para definir quais serão considerados primários, secundários e complementares.

Apuração Jornalística: Confrontar informações coletadas

Após as entrevistas, a apuração jornalística segue com a avaliação do material que foi coletado. Compare informações ditas pelas fontes, e veja se há dados que vão em direções contrárias.

Classifique as informações primárias, secundárias e complementares de modo coerente, de acordo com o interesse do público-alvo.

Pense no modo que as informações serão recebidas pelo leitor. Se coloque no lugar do público, e avalie se será uma leitura agradável que irá agregar credibilidade.

Avaliação de riscos e revisão da Apuração Jornalístico

Com o conteúdo da apuração em mãos, faça um estudo do que foi coletado, diante de possíveis problemas quanto a veracidade do depoimento ser contestado de alguma forma.

Procure sempre ter respaldo com dados oficiais ou testemunhas que podem comprovar as informações que serão publicadas.

Uma informação falsa pode prejudicar de modo profissional, pessoal, emocional ou até mesmo fisicamente.

A publicação de fake News pode acabar coma a carreira de um jornalista, por isso a postura ética e o cuidado na apuração deve ser essencial.

Antes de dar como encerrado o trabalho de apuração, verifique novamente tudo que foi coletado, e o modo que o conteúdo será transcrito.

Uma interpretação de texto feita de modo incorreto pode mudar completamente o rumo da notícia.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*