Como identificar Fake News

Tempo de leitura: 3 minutos

As Fake News (notícias falsas) ganhan repercussão com frequência, principalmente na internet. O grande número de compartilhamentos é facilitado devido a velocidade que o mundo online proporciona, e na facilidade de passar informações adiante. Quanto mais pessoas falam sobre determinado assunto, maior é a sensação de veracidade da notícia. Como identificar Fake News é o primeiro trabalho do Jornalista.

CLIQUE e inscreva-se no canal: LINK

Vamos abordar a seguir, como descobrir notícias falsas e quais são as consequências da circulação de informações mentirosas podem causar ao leitor e ao profissional de comunicação.

Conceito de Fake News

São denominadas Fake News, as publicações que contem informação falsa.

Dentro deste contexto, estão notas com títulos duvidosos que atraem cliques, como também histórias falsas que ajudam a colocar determinado personagem em evidência na mídia.

Além disso, há os casos que as informações desfavorecem um indivíduo para beneficiar outro.

Embora seja uma prática totalmente errada, as Fake News ocorrem diariamente, indo contra os princípios da profissão de jornalista.

Para fugir destas ciladas, jornalistas e leitores devem estar atentos, e criar hábitos eficazes para identificar Fake News.

Como identificar Fake News

Como identificar Fake News

Em relação ao papel do leitor, o combate às Fake News depende de alguns cuidados.

Verificar a fonte da notícia é o primeiro passo.

Se o site for duvidoso, basta procurar o assunto em outros sites de grande circulação, considerados confiáveis. As notícias de impacto sempre estarão presentes nestes veículos;

– As informações parecem surreais demais? Leia com atenção e conteúdo completo.

Títulos mal formatados ou erro de interpretação podem prejudicar a propagação da notícia.

Mesmo que o título chame atenção, não se baseie apenas na informação contida nele para compartilhar um link.

O conteúdo seguinte pode não ter nada a ver com o que está sendo destacado na manchete;

– Faça uma busca na rede, e compare as publicações sobre o tema que está em evidência.

Pode haver um trecho falso, números adulterados, conteúdo antigo, ou até mesmo uma matéria completa com informações mentirosas.

Como combater Fake News

Para evitar a propagação de conteúdos falsos, é importante que o jornalista fique atento a alguns detalhes:

– Ao receber sugestões de pautas, desconfie de afirmativas absurdas.

Procure por mais pessoas atestando a mesma informação, antes de prosseguir com a apuração do assunto; esta é uma das maiores formas de saber como identificar Fake News.

Entreviste pelo menos três fontes distintas para assegurar que os relatos comprovem a veracidade da pauta abordada;

– Embora o papel da assessoria de imprensa seja representar como porta-voz de determinado personagem ou instituição, é fundamental que o jornalista apure a fundo o que está sendo dito.

A ideia da assessoria é criar uma imagem que é planejada, e isso pode abrir espaço para declarações moldadas, que comprometem a verdade.

Consequências da Fake News

A propagação de Fake News pode resultar em diversas consequências negativas.

Mesmo que essa prática seja reconhecida como antiética, publicar notícias falsas atrai público, e gera uma ilusão quanto a resultados positivos.

Desmascarar uma notícia falsa pode manchar a reputação de um jornalista e do veículo em questão.

Um exemplo são afirmações em Fake News, vinculadas à imagem ou nome de um indivíduo, que podem resultar em processo judicial.

Ainda que o sensacionalismo traga muitos cliques, o resultado á longo prazo referente a uma notícia falsa pode acabar coma reputação de um jornalista, e fechar veículos de comunicação.

A ética jornalística deve ser a base de todo trabalho.

Conseguir fidelizar um grande número de leitores vem da capacidade criativa de um profissional, junto ao talento envolvido na apuração de informação e síntese de conteúdo.

Saiba mais em: Live: Você acredita na crise de credibilidade no Jornalismo? Live: Como o Jornalista ou estudante pode testar se a matéria é falsa sozinho Live: Entenda porque o mau Jornalismo atrai mais do que o bom Jornalismo.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*