4 Dicas Básicas de Como Fazer um Bom Lide Jornalístico

Tempo de leitura: 3 minutos

O lide jornalístico tem a missão de transmitir as principais informações da notícia para o leitor. Neste primeiro contato, o texto deve gerar interesse para que a matéria seja acompanhada até o final. Para isso, ter noção de como fazer um bom lide jornalístico é imprescindível para o estudante.

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Tem muitos itens no jornalismo que precisam serem melhores trabalhados em seus ensinamentos, pois esses serão usados em todos os dias de trabalho, e para que está em fase de estágio, muito pré requisito para as contratações.

Como fazer um bom lide Jornalístico

4 dicas básicas de como fazer um bom lide jornalístico

A seguir, a Academia do Jornalista apresentará 4 dicas básicas de como fazer um bom lide jornalístico, para que o primeiro contato com o seu leitor seja feito da forma certa e agradável.

1) O que é um lide jornalístico ?

Lide é uma palavra que vem do inglês “lead”, que significa “comando” ou “introdução”.

Ou seja, o lide é o primeiro parágrafo do texto jornalístico que traz um resumo inicial respondendo as seguintes perguntas sobre o tema principal: “O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?”.

2) Os tipos de lide

A concepção de lide pode sugerir algo fechado, diferente de como ele é apresentado na realidade. Mas com a liberdade de expressão de cada jornalista e sua habilidade pessoal de escrita, pode tornar o lide diferente.

Há registrado, cerca de 32 tipos de lides. É importante que o jornalista conheça e pratique diversos formatos para entender como fazer um bom lide jornalístico. Veja a seguir alguns dos modos mais utilizados.

Lide clássico:

Apresenta elementos ordenados pelo grau de importância (quem/o que, fez o que, quando, onde, como, por que/ para que).

Lide narrativo:

O formato se assemelha com um conto. As informações principais seguem na ordem que conduzem ao clímax dos fatos.

Lide flash:

Frase breve impactante que faz ligação com o assunto da notícia.

3) Sublide:

O complemento visual do lide

O sublide é o segundo parágrafo da notícia, que tem o objetivo de complementar o lide.

As informações contidas neste espaço sã o desdobramento do conteúdo principal da matéria. Pode-se dizer que o sublide serve para situar visualmente, a notícia na página. Essa técnica foi originada no jornalismo brasileiro, com intuito estético e de ilustração, completamente dispensável na montagem do texto.

Essa junção de parágrafos do lide e sublide também é conhecida como pirâmide invertida.

O modelo segue a ordem iniciada no clímax do fato, seguindo para o desenvolvimento do fato, até chegar à conclusão.

4) O tamanho ideal para um lide

Na teoria já sabemos que o lide representa o primeiro parágrafo do texto. Mas como saber quando parar? Como fazer lide certeiro?

De acordo com pesquisas entre os veículos de comunicação, 300 caracteres é uma média ideal para um lide. Essa quantidade é suficiente para apresentar de forma completa e atendendo a todos os princípios básicos da pirâmide invertida sem se tornar extenso e cansativo.

Vale ressaltar a necessidade de aperfeiçoamento contínuo do trabalho dos comunicadores. Para fazer um bom lide jornalístico, é importante que o jornalista saiba como despertar o interesse do seu leitor, utilizando as técnicas de criação de conteúdo, que sempre se renovam.

Pensando em treinar vocês para o mercado, montamos um curso no qual um dos seus módulos se baseiam na elaboração do lide e após isso as demais etapas de elaboração necessárias, como pauta, apuração, novo jornalismo, redação, entrevistas. Para se inscrever é bem simples, acesse: Como Fazer uma Notícia/Reportagem de Sucesso.

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