Search
Close this search box.

Como fazer uma Redação Jornalística

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Fernanda Felix

Fernanda Felix

Para elaborar uma redação jornalística de qualidade é importante que o hábito da leitura e pesquisa faça parte da rotina do profissional, só para começar…

Quanto mais o jornalista sabe sobre o tema que está escrevendo, melhor será a compreensão do conteúdo da matéria pelo público-alvo em questão.

Como descobrir seu público alvo? Use este modelo gratuito abaixo e depois veja nosso curso: Técnicas de SEO para Jornalistas, para saber como obter melhores resultados com isso.

A seguir, você irá aprender dicas para a redação jornalística, sua elaboração, além de técnicas de escrita, que irão auxiliar na produção do texto.

Mas antes…

O que é uma redação jornalística?

São definidos como redação, textos produzidos para jornais, revistas, TV, rádio e sites da internet.

São os conteúdos elaborados são de caráter informativo, porém escritos de maneiras diferentes, de acordo com a linha editorial do veículo, criatividade do jornalista e linguagem compatível com o público-alvo.

O intuito da redação jornalística é despertar o interesse do leitor, respondendo as dúvidas existentes sobre o tema.

Exemplos de Redação Jornalística:

A redação jornalística tem a missão de atender um grande número de pessoas via meios de comunicação de massa, principalmente.

Para isso, é necessário que a linguagem utilizada seja simples e objetiva.

Os veículos de comunicação tendem a criar manuais de redação para facilitar que a produção de textos seja de forma homogênea, com um padrão de escrita que o público reconheça como sua marca e se identifique com ele.

O jornalista deve ter o poder da síntese. Frases curtas e concisas são mais fáceis de entender.

Textos longos podem soar confusos, e pode fazer com que o leitor se perca na leitura.

Procure se colocar no lugar do leitor, na hora de revisar a redação jornalística. Nem sempre o que escrevemos é interpretado da mesma forma por quem lê.

Não existem fórmulas para a criação jornalística, apenas perguntas que devem ser respondidas de modo coerente, de acordo com a criatividade e talento do redator.

Saiba alguns tipos de Redação Jornalística:

Notícia:

Matéria factual, SEM a presença de opinião pessoal nem passagens de comentários diretos do redator.

Tem caráter informativo, para que o leitor faça sua própria interpretação sobre os fatos descritos na matéria.

Editorial:

Este tipo de texto jornalístico apresenta caráter OPINATIVO, seja de veículo em questão ou de seus editores. São textos curtos, simples, e COM ASSINATURA.

Crônica:

São textos jornalísticos que relatam acontecimentos do cotidiano. A narrativa conta com passagens subjetivas, criadas pelo autor do conteúdo, para ilustrar a redação jornalística.

Aprenda como elaborar cada tipo de Redação Jornalística, do zero em: Como fazer uma Redação Jornalística corretamente.

Técnicas de Redação Jornalística:

Como fazer uma Redação Jornalística

Além da estrutura das frases, a ordem em que as informações se apresentam, é fundamental para a compreensão do texto.

O enfoque definido para a elaboração do discurso, e principalmente o interesse do leitor interferem no resultado alcançado após a publicação do conteúdo.

Para ter sucesso em suas matérias, é necessário que o título seja atrativo. Ou seja, apresentar em poucas palavras o tema central da matéria, de modo inteligente e criativo.

No primeiro parágrafo, onde se encontra o lide (Lead), deve se responder as seguintes perguntas: O que? Quem? Como? Quando? Onde? Por quê?

A ordem das respostas sobre o tema da pauta é apresentado no modelo de pirâmide invertida. Ou seja, das informações mais importantes para as menos importantes.

Como começar uma pauta?

Organize suas ideias, e monte seu texto jornalístico conforme a ordem de prioridade em que as informações devem ser descritos.

Lembre-se que a Redação é o produto do Jornalismo, se bem e corretamente estruturado suas chances de ter mais oportunidade de emprego serão maiores. Comece a aprender agora!

21 respostas

      1. FERNANDA , bom dia ! estava cursando o 6º Período de Jornalismo. Tranquei a minha Matrícula. Agora , voltei tem uma semana. estou com dificuldade. Esqueci muita coisa. Gostaria de obter mais fundamentos de Pauta, apuração , matéria , Redação Jornalistica .Como para efetivar esse contato Fernanda ? tenho urgência.

        Epitácio Muniz
        tel. 98029.2227

        1. Olá Epitácio, boa tarde.

          Compreendo toda a sua dificuldade, e posso te ajudar com alguns treinamentos relativos a esses temas. Só não trabalho com telefone pessoal e nem WhatsApp. Se puder entrar contato via nosso e-mail, só contatar via o menu deste mesmo site (CONTATO no canto superior direito) e te envio mais detalhes, além de caso querer mais de três cursos fazemos um pacote, porém aqui abaixo segue os treinamentos, onde pode se inscrever diretamente.

          Nossos treinamentos são:

          Como fazer uma pauta jornalística passo a passo – https://academiadojornalista.com.br/cursos-para-jornalistas/como-fazer-uma-pauta-jornalistica-passo-a-passo/

          Como escrever textos para web da forma correta – https://academiadojornalista.com.br/cursos-para-jornalistas/como-escrever-textos-para-web-da-forma-correta/

          Como fazer uma redação jornalística corretamente – https://academiadojornalista.com.br/cursos-para-jornalistas/como-elaborar-uma-redacao-jornalistica-corretamente/

          Como fazer uma apuração jornalística usando o Google Hacking – https://academiadojornalista.com.br/cursos-para-jornalistas/como-fazer-uma-apuracao-jornalistica-usando-o-google-hacking/

          Como fazer uma notícia/reportagem de sucesso – https://academiadojornalista.com.br/cursos-para-jornalistas/como-fazer-uma-noticia-ou-reportagem-de-sucesso/

          Como fazer uma entrevista jornalística – https://academiadojornalista.com.br/cursos-para-jornalistas/como-fazer-uma-entrevista-jornalistica/

          Um forte abraço.

  1. Ótimas dicas Fernanda!!! Parabéns
    Comecei a seguir seus videos a alguns dias e estou achando muito bom.
    Ja me formei a alguns anos e pra mim esta sendo ótimo refrescar a mente com novas dicas.

    1. Que ótimo Samia.
      Fico feliz de verdade. Nós estamos começando a lançar nossos cursos, e no próximo ano, pelo mês de março, teremos sobre SEO para Jornalista, na concepção do novo jornalista, para você como formada é importante para uma atualização, já que é um conteúdo ainda novo aqui no Brasil, mas que abre 90% das portas.

      Abraço e até a próxima pauta.

  2. Olá Fernanda!Uma vez eu li que reportagem é mais elaborada do que uma simples matéria. mas aí fiquei na duvida. Essa matéria é o que? A notícia?
    Gosto de Jornalismo, porém não entendo esse termo matéria. Cada jornalista diz uma coisa….

    1. Claudio, matéria é qualquer conteúdo jornalístico, seja reportagem ou notícia, artigo… Matéria é um termo de escrita. Quando falaram simples matéria estão se tratando da notícia, que é factual e apenas com informações importantes, diferente da reportagem.
      Amanhã na Fan Page vou lançar um curso onde isso será bem batido. Veja pela manhã e se inscreva. Será um curso, sobre pauta, apuração, redação jornalística e técnicas de SEO para jornalistas. Em outras palavras, neste curso você aprenderá como elaborar qual conteúdo jornalístico vai fazer, como apurar esses dados, como escreve-lo e como divulga-lo.

      Aguardo sua inscrição, ter dúvida com matéria, notícia e reportagem é muito básico.

      Abraço e até a próxima pauta.

      1. Não Claudio, mas os preços são acessíveis e em várias formas de pagamento. Este curso que te falei está 250,00 pq são 4 cursos diferentes em um, mas você pode pagar em boleto bancário, ou parcelar no cartão em até 12 x. Vale a pena.
        Nós não podemos colocar cursos gratuitos como os conteúdos diários porque nossa empresa é especialista em aulas online, logo custeados.

        Espero que tenha entendido, clica amanhã na nossa Page e veja o conteúdo que será ensinado ao vivo. Teremos poucas vagas por ser ao vivo, diferente dos demais no próximo ano. Então fica atento pra não perder a oportunidade.

        Forte abraço e até a próxima pauta.

    1. Oi, Crislândia pode tentar novamente?

      Já está tudo certinho.

      Depois que colocar seu nome e solicitar o envio demora uns 10 min para chegar na sua caixa de entrada.

  3. Escreva seu comentário…
    Achei o conteúdo muito pertinente, falando da redação jornalística, é um passo em que ei de aprender como elabora-lo, e agradeço imenso, pelo conteúdo, e servirá de base para o meu crescimento, na área da comunicação jornalística.
    valeu imenso e espero aprender mais,pois não ei de exitar em querer mais.
    Eu anseio aprender bastante e espero que vcs,estejam sempre ao nosso favor.

    1. Que prazer em ler seu comentário. Encontre conosco no Workshop que estamos oferecendo online e gratuito. Os links de cada aula estão sendo liberados no perfil do nosso Instagram. Te espero pra crescermos juntos. Depois deste evento teremos uma grande oportunidade pra quem participou. Até as pautas de lá!!

  4. Eu achei essas dicas de suma importância e relevância no momento de se escrever um texto jornalistico. Pois muita das vezes ocorre equívocos no momento da escrita, como por exemplo a ordem das frases, o titulo qual forma chama mais a atenção do leitor etc. E eu que desejo seguir a carreira jornalistica será muito importante.

    1. Anna, você está no local certo. Já conferiu nossos outros artigos e demais conteúdos nas mídias, como inclusive nossos cursos focados no mercado?

      Hoje o Jornalismo vai muito além mesmo, de uma Redação – diria até que a parte mais simples, super básica mesmo.

      Qualquer coisa sabe onde nos achar, né? Até as próximas pautas, beijão.

    1. Fico muito feliz de poder levar nossos conhecimentos a você e assim, te fazer uma profissional melhor. Muito obrigada pelo comentário.

      Se quiser aprender mais e de forma contínua, se inscreva na nossa plataforma de cursos Jornalista Pro (neste link: https://academiadojornalista.com.br/jornalista-pro/)

      Essa plataforma se trata de uma plataforma de cursos que são atualizados e lançados semestralmente. Todos voltados as exigências do mercado de trabalho da comunicação e seus processos diários, em um só lugar.
      Se tiver dúvidas, só nos procurar por qualquer mídia social da Academia.

      Um forte abraço, até as próximas pautas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *