5 dicas de Como Montar a Redação Jornalística de Sucesso

Tempo de leitura: 2 minutos

Para todo jornalista, é fundamental que as técnicas de redação sejam aprimoradas constantemente.Essa atualização rotineira resulta em uma redação jornalística de sucesso, conquistando cada vez mais leitores.

Para entender como começar a pensar, e criar conteúdos de destaque, fique ligado para pôr em prática as 5 dicas a seguir!

5 dicas de como montar a redação jornalística de sucesso

1. Capriche no título criativo

O título é o cartão de visitas da redação jornalística. Isso significa que o leitor irá decidir acompanhar seu texto ao ler a chamada, que deve ser criativa o suficiente para prender a atenção e provocar a curiosidade sobre o tema.

Procure investir em palavras-chave que digam qual o tema central da redação jornalística, de modo breve e com termos simples. Isso criará expectativas no leitor. Isso é uma das primeiras técnicas em redações, utilizadas.

2. Elabore um lide impactante

As seis perguntas do lide (o que, quem, quando, como, onde e por que) a serem respondidas, são o complemento do título.

Diante disso, é necessário que as informações sejam diretas e objetivas. Dê conteúdo, sem rodeios.

Afinal, o intuito de toda redação jornalística é a informação. Se tratando de uma notícia, no caso da reportagem a figura pode ser variada, com relação ao lide.

3. Coloque-se no lugar do leitor

Sempre que for escrever, pense no que você gostaria de ler. Inverta os papéis para compreender a necessidade do seu público-alvo.

Crie uma persona, para desenhar as características do nicho a que seu texto irá ser direcionado.

Afinal conhecer sobre o que se interessa o público alvo, e saber essa e outras técnicas de envolvê-lo faz parte da vida do novo e completo jornalista, perante o mercado de trabalho.

4. Invista nas frases curtas

Quando escrevemos frases curtas, é possível entender a mensagem com mais rapidez. O excesso de vírgulas e adjetivos podem atrapalhar a leitura.

Já ouviu falar em aposto e a facilitação que ele dá ao nariz de cera? Aprenda sempre também que o jornalista não qualifica e nem desqualifica ninguém.

Você não quer que os seu leitor se perca na leitura, e desista do texto. O processo necessita serem ágeis e práticos com essas duas utilizações, completadas pela linha de produção a elaboração de uma notícia ou reportagem ficará mais bem escrita.

5. Comprovem suas afirmações

Sempre que declarar algo, utilize dados concretos que comprovem sua afirmação. Utilize dados de pesquisas, fontes oficiais, ou informações ditas por especialistas.

Isso resultará em credibilidade, e estimulará o leitor a seguir acompanhando seu texto jornalístico.

Esse é um dos processos finais de apuração jornalística, onde todo o conteúdo já deve ter sido apurado utilizando todas as técnicas pertinentes à apuração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*